segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Escarrando na roça

Fico pensando porque tantas pessoas têm o hábito de cuspir na rua. Esse hábito, antes quase que exclusivamente masculino, agora também figura no rol dos direitos iguais. Fico boba ao ver senhoras cuspindo na rua em frente a qualquer um. E penso que essas pessoas devem ter vindo de lugares onde as ruas eram de terra ou qualquer coisa do gênero.

Urinar na rua, deixar o cachorro fazer cocô, jogar saco de cocô, lixo e etc, também podem ser enquadrados na mesma categoria: Falta de educação, higiene e boas maneiras.

E na lista da falta de boas maneiras também estão outros hábitos que vemos em reuniões sociais, como não deixar o outro falar, falar ao mesmo tempo, desrespeitar, etc.

Outro dia, numa reunião, presenciei uma professora mostrando seu pior lado, quando ofendeu um senhor que estava tentando ajudá-la. Isso mesmo, ele estava tentando ajudá-la e ainda assim recebeu uma resposta atravessada. Novamente pensei que é impossível falar em educação quando temos professores sem educação. Entre a matemática, o português ou as boas maneiras, eu voto nas boas maneiras como medida para avaliar a educação de alguém.

Talvez nossa solução não esteja na economia nem na política. Nem na educação ambiental. Talvez nossa solução não passe pela escolaridade. Nem na educação moral e cívica.

É uma pena que as boas maneiras foram aos poucos sendo confundidas com "etiqueta social". Eu conheço pessoas ricas que se vestem com roupas caras mas têm problemas de higiene. Outras que fazem xixi no chão do próprio banheiro. Minha vizinha grita com um menino de sete anos e o chama de "vagabundo". Depois quer que na escola ele seja "educado".

As boas maneiras estão intimamente ligadas aos bons valores: Respeitar, ter asseio, agradecer, cumprimentar, ouvir, falar baixo, não usar palavras ofensivas, fazer as necessidades fisiológicas no vaso sanitário. Instituir essa meia dúzia de bons hábitos já solucionaria metade dos problemas da nossa cidade.

Obs: Aqui, nessa matéria chamada "Aula de boas maneiras" num site infantil, podemos conferir que uma grande quantidade de problemas que passamos horas tentando solucionar faz parte da lista do comportamento básico que a família deve ensinar à criança quanto mais cedo melhor:
http://www.clicfilhos.com.br/ler/981-Aula_de_boas_maneiras

0 comentários: