sábado, 21 de janeiro de 2012

Especialização na área de Economia Comportamental

(Esse curso é muito útil para observarmos melhor a dinâmica das relações sócio-econômicas e nosso papel nesse processo)

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ECONÔMICA

Coordenação Geral:
Prof. Dr. Geraldo Barbieri
Profª. Drª. Vera Rita de Mello Ferreira
Introdução

Os estudos sobre comportamento econômico e tomada de decisão vêm se expandindo de forma crescente nas últimas décadas na Europa e EUA, despertando o interesse de pesquisadores, especialistas em finanças e diversas outras áreas, investidores e profissionais do mercado financeiro também no Brasil. A constatação de que atitudes puramente racionais não costumam predominar quando se trata de decisões econômicas, o que é visível tanto em movimentos coletivos de bolhas ou pânico em torno de investimentos, quanto na dimensão individual de reincidência em erros e prejuízos causados por escolhas infelizes, têm resultado no exame cuidadoso destas chamadas anomalias.

O curso aborda a evolução de pesquisas nessa linha, cujo início data de mais de 100 anos, colecionando já dois Prêmios Nobel de Economia (Herbert Simon, 1978, e Daniel Kahneman, 2002), o que nos permite, atualmente, desvendar inúmeros comportamentos que anteriormente pareceriam intrigantes. Diversos fatores cognitivos e emocionais presentes no processo decisório são explorados, com detalhamento sobre sua potencial interferência negativa, uma vez que implicam distorções importantes de percepção, memória e avaliação dos dados. Ao examinar experiências de escolha em situações de incerteza e risco, lança-se luz sobre o uso de simplificações ou “atalhos mentais”, e vieses que deles decorrem, o que dificulta a análise rigorosa das perspectivas futuras, resultando em erros sistemáticos que, de outra forma, poderiam ser evitados.

Ao apontar a presença de fatores comportamentais no desencadeamento da atual crise mundial econômica e financeira, o campo que reúne Psicologia Econômica e Finanças e Economia Comportamentais ganhou visibilidade e novo impulso para incrementar pesquisas.

Objetivos

Introduzir o campo de estudos interdisciplinares situados na interface Psicologia-Economia: Psicologia Econômica, Economia Comportamental, Finanças Comportamentais e Neuroeconomia.
Fornecer referências da literatura científica, dados de pesquisas e exemplos sobre diferentes aspectos psicológicos da tomada de decisão e do comportamento econômico.
Descrever as principais dinâmicas mentais e sua influência sobre as decisões econômicas, com ênfase sobre fatores cognitivos e emocionais, e aprofundar o conhecimento sobre as etapas, padrões, suscetibilidade a enganos e fatores intervenientes presentes no processo decisório.
Oferecer um diferencial inovador ao tomador de decisão, por meio de conhecimentos psico-econômicos que lhe permitirão analisar opções de maneira mais rigorosa.
Publico-alvo

Profissionais e interessados no campo de Psicologia Econômica, Finanças Comportamentais e Economia Comportamental, com formação em áreas como Psicologia, Contabilidade, Economia, Administração, Políticas Públicas, Direito, Microfinanças, Informação, Serviço Social, Meio-Ambiente, Ciência Política, Sociologia, Antropologia; profissionais de bancos; auditores e contadores; planejadores financeiros pessoais; alunos e ex-alunos da FIPECAFI que tenham necessidade de aprofundar os conhecimentos psico-econômicos sobre processo decisório.

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas, com utilização de exemplos e suporte de apresentação em PowerPoint, além de estímulo ao debate no grupo de participantes.

Programa do Curso

Áreas de estudos na interface Psicologia-Economia
Psicologia Econômica
Economia Comportamental
Finanças Comportamentais
Neuroeconomia
Psicanálise
Decisões econômicas
Recursos escassos
Incerteza e risco
Ganhos e perdas
Dinheiro e suas representações psíquicas
A teoria da racionalidade questionada
Racionalidade limitada
Anomalias
Anatomia do processo decisório
Heurísticas e vieses
Limitações cognitivas e emocionais
Vulnerabilidades
Erros sistemáticos
Dificuldades de aprender com a experiência
Dois modelos de funcionamento mental
Prazer e dor
Níveis de realidade
Emoções e pensamentos
Ilusão e capacidade de pensar
Piloto automático e deliberação
Implicações para a administração financeira
Escolha intertemporal e desconto hiperbólico subjetivo
Contas mentais
Ancoragem e framing
Regras de decisão em cascata
Abdução do raciocínio
Viés de ação e viés de inação
Exemplos de outros comportamentos econômicos
Poupança e previdência
Crédito e endividamento
Decisões domésticas e socialização econômica
Compra compulsiva
Meio-ambiente
Tendências e rumos futuros
Inserção na agenda mundial
Psicologia Econômica e a crise mundial
Perspectivas brasileiras
O campo começa a se constituir
Pesquisa e aplicação
Projetos financeiros
Investimentos
Finanças pessoais
Gestão de políticas públicas, econômicas e sociais
Nudges
Docente Responsável

Vera Rita de Mello Ferreira - Psicanalista, Consultora, Doutora (PUC-SP), com tese sobre Psicologia Econômica, representante no Brasil da IAREP (International Association for Research in Economic Psychology) e autora dos livros Psicologia Econômica – estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão e Decisões Econômicas – você já parou para pensar? [ site da professora ]

Local

As aulas serão ministradas na nova sede da FIPECAFI.
Edifício FIPECAFI - R. Maestro Cardim, 1170 - Bela Vista - São Paulo/SP.
(Próximo a Avenida Paulista e as estações Paraíso e Vergueiro do Metrô)
Clique AQUI para ver o mapa.

Investimento

Valor Total do Investimento: R$ 1.000,00 (3 parcelas no boleto ou cartão de crédito) incluindo livro: "Decisões Econômicas – você já parou para pensar?" da professora Vera Rita de Mello Ferreira.

Para saber mais ligue: (11) 2184-2020 ou entre em contato pelo e-mail: extensao@fipecafi.org

0 comentários: