quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arena do Palmeiras é alvo da Promotoria

11/08/2010 - 07h00
(Folha Online)

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

O Palmeiras largou na frente para tentar sediar jogos da Copa de 2014 com a construção de sua arena multiuso, mas sua corrida deve ser com obstáculos.

Provocado por moradores da região do estádio, o Ministério Público abriu investigação para apurar quais serão os impactos da implantação da arena para 45 mil espectadores e pode até solicitar a suspensão das obras.

A Promotoria de Habitação questionou prefeitura, Palmeiras e WTorre (responsável pela obra) sobre se houve estudo prévio de impacto de vizinhança, exigido em obras de grande porte, mas ainda não recebeu resposta.

"A gente vai exigir é a realização de estudo, a mitigação dos impactos e, se for o caso, a alteração do projeto, até que se demonstre que aquela região comporta um equipamento desse porte", disse o promotor José Carlos Freitas.

A Arena Palestra Itália, como será batizada, passou a ser opção para a Copa após a Fifa descartar o Morumbi.

Para a presidente do Conselho de Segurança de Perdizes/Pacaembu, Anna Cláudia de Salles, autora da representação à Promotoria, não há dúvidas de que a região não comporta a arena.

"Essa obra vai acabar com a nossa região. Os moradores já sofrem muito, a região não comporta mais isso", disse.

O temor dos moradores, segundo ela, além da ampliação da capacidade em cerca de 50%, é com o fato de que os R$ 300 milhões a serem investidos pela WTorre deverão ser recuperados também à base de muitos shows. "Eles vão ter de fazer show todos os finais de semana."

No início do mês, Bruno Laskowsky, diretor-geral da WTorre, aumentou o receio. "Queremos fazer do lugar um espaço de entretenimento 24 horas, para shows, lojas de conveniência, festas e camarotes, que poderão ser usados como salas de reunião fora dos dias de jogo."

QUESTIONADOS

O Palmeiras não comentou a investigação ontem. "Os questionamentos enviados pela Folha são os da Promotoria. À Promotoria daremos as respostas."

A WTorre declarou que responderá ao Ministério Público no prazo definido e que fez o estudo de conforto acústico e o relatório de impacto de vizinhança, o qual diz tramitar hoje na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A empresa admite que a obra não teve início por esperar o alvará de construção.

211 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 211   Recentes›   Mais recentes»
giba disse...

A Arena Palestra existe como projeto, na atual conformação há quase quatro anos. Nesse período a construtora responsável pela obra percorreu todos os meandros da burocracia, inclusive Secretaria municipal de Habitação, contru, CET e meio ambiente.
O Clube e a Construtora, sem iniciar as obras já atenderam um sem número de exigências e prestaram contrapartidas.
É justo o questionamento neste momento em que o Estádio está sendo cogitado para a Copa 2014 sem qaualquer custo para o Erário?
O MP não deveria ser ter sido acionado antes? Porque somente agora?

Fernanda Rodrigues disse...

Sim, concordo que a partir do momento em que a Prefeitura conceda a autorização para a execução de uma obra desse porte, estudos prévios tenham sido executados. Se por acaso alguma etapa do processo foi "pulada" intencionalmente ou não, aí quem deve ser acionada é a própria Prefeitura, para investigação. A construção do Bourbon é desproporcional ao terreno, mas mesmo assim está funcionando. É uma obra nova. O Palestra tem área maior, mais antiga, e particularmente eu acharia injusto que seu desenvolvimento fosse vetado, já que empresas como a Uninove trouxeram movimento gigantesco para a região, sem que nenhuma autoridade se pronunciasse.

CARLOS EDUARDO disse...

Parabéns pela coragem de Anna Salles e o delegado da 23 dp, que foram em frente com esta ideia...muitos falavam desta arena, porem somente ela foi a promotoria!

Um grande abraço à presidente do CONSEG PERDIZES.

CARLOS EDUARD(CONSEG LAPA)

Anônimo disse...

A modernização do Palestra Itália, bem como todas as contrapartidas de melhoria na região que serão executadas pela construtora contratada, sem injeção de recursos públicos, diga-se de passagem, tenderão a volorizar os imóveis da cercania. Pergunte aos moradores o que pensam da modernização do arcaico e feio Palestra Itália e certamente a maioria será favorável. Não vejo como esta representação do MP pode estar representando os verdadeiros interesses da população local.

Anônimo disse...

concordo plenamente com os comentarios acima mas... alguém lembrou do transito caótico já existente na região e após a reforma como ficara? a prefeitura vai desapropriar o lado direito da av francisco matarazzo sentido centro bairro? sim, porque é o unico lugar que a prefeitura consegue mexer, pois de um lado borboun, palestra e west plaza e do outro um terreno enorme que sera erguido torres residenciais de alto padrão e diga-se de passagem 100% vendido, como tudo isso vai ficar?

Ricardo Dias disse...

Engraçado, porque no Shopping Bourbon ninguem reclamou?
Anna, a senhora é uma oportunista, o Estádio Palestra Itália no mínimo existe antes do nacimento na senhora, e pelo visto nunca foi um entrava para você morar aqui?
O projeto só tende a gerar beneficios para a região ainda mais com possibilidade de Copa do Mundo.
Porque vc não vai brigar na prefeitura para que se construa o piscinão na avenida pompéia?

Fernanda Rodrigues disse...

Não sei quais são as reivindicações da Anna, mas geralmente os assuntos reclamados dizem respeito à segurança de todos os moradores e frequentadores da região. O Conseg é um braço da Secretaria de Segurança Pública e todos os membros do Conselho (inclusive o Presidente) não são remunerados. Qualquer cidadão que precise de um serviço ou representação pode procurá-los. É um trabalho voluntário, que embute consigo o desejo de promover o bem de toda a comunidade, residente ou circulante. Vamos torcer para que tudo se resolva da melhor forma, que a arena fique pronta e que todos convivamos em paz. É o meu desejo.

Anônimo disse...

Senhora Anna Cláudia está convidada a morar em Itaquera, ou no Jardim Leonor. Momento oportuno para aparecer, não? Véspera da decisão sobre o estádio que irá sediar a Copa do Mundo. O Estádio atualmente comporta mais de 40000 em shows, a região tem o Shopping Bourbon, Sonda, Sesc, Uninove terá o lançamento do empreendimento Casa das Caldeiras, mas engraçado, não ouvi a senhora Anna Cláudia dizer nada. Senhora Anna, a senhora não me representa, sou morador do bairro há 28 anos!

Jose Carlos disse...

Muito suspeito esta posicao da Sra Anna em querer "travar" ou pelo menos atrasar as obras da Arena Palestra. Me pergunto se este realmente e o desejo da maioria da populacao da regiao em torno do Palestra Italia ou existe uma manipulacao politica de alguem que quer estar sob os holofotes e a atencao da imprensa. Como ja disseram ai em cima a Dra Anna teve 4 anos para entrar com esta acao no MP e so agora ela resolve aparecer? no momento em que se discute qual estadio de Sao Paulo vai sediar a Copa do Mundo com muitos interesses financeiros e politicos em torno desta decisao, me parece de um oportunismo sem igual. Quando estas coisas vao parar de acontecer no Brasil? Gente que estah mais interessada em aparecer do que nos interesses do bairro, da cidade ou do pais.
Muda Brasil.

Carlos Eduardo disse...

Fernanda,

veja bem, voce diz que seu desejo é que a arena fique pronta...respeito sua opinião, porem, não seria interessante levar em conta a opinião de alguns aqui, e voce dar uma volta no entorno e perguntar as pessoas que moram ali e depois colocar em seu blog o que voce sentiu?
veja que hoje mesmo conseguimos grande vitória pela paralisação da revisão do plano diretor da cidade.

um grande abraço a todos,

CARLOS EDUARDO (CONSEG LAPA)

Fernanda Rodrigues disse...

Carlos, parabéns pela conquista da revisão do Plano Diretor! Sim, eu, como moradora do bairro há 38 anos torço pela construção da arena, e sei que o movimento será diferente, porém não diário, como é o caso da Uninove. Nem todos os jogos do Palmeiras estarão na capacidade máxima da arena. Haverá uma reorganização da área, metrô, abertura de avenidas entre outras modificações, sendo que a própria Prefeitura, está ciente de tudo isso. Carlos, essa pesquisa nos entornos do Palestra é uma boa ideia. Assim que tiver um tempo vou ver se consigo fazer isso. Agora, independente de ser conselheira suplente, expressei meu desejo como cidadã, palmeirense e moradora do bairro. Talvez não devesse ter feito isso sem consultar a comunidade, mas expressei meu votos como cidadã. Sei que o Conseg só atua e trabalha para o bem de todos e se for um consenso que a Arena não deva acontecer, apesar de eu ficar triste, vou aceitar. Confio no Conseg e na idoneidade de nossas autoridades e creio que a construção da Arena não seja passível de plebiscito. Pois o Palmeiras está aqui desde 1919 e muitas e muitas empresas se aproveitaram de nossa privilegiada localização e facilidades para desenvolverem seus próprios negócios. Todas foram bem aceitas. Lembro que onde é a Uninove havia um shopping chamado Multilet, e os lojistas foram surpreendidos com a venda do terreno e expulsos dali sob mira de revólver. Um colosso se ergueu e gera movimentação imensa. Sujeira sem fim. Então acredito que a ampliação do Palestra seja um direito que lhe cabe, desde que todos os documentos e estudos ambientais estejam em ordem. Mas essa é uma opinião minha como cidadã. Se algum dia precisar opinar como conselheira e a maioria se colocar contra a Arena, falarei em nome de todos e não apenas meu. Mas eu sou super apaixonada pela Pompeia, pelo Palmeiras e acredito que nosso bairro mereça um estádio moderno. Um grande abraço para você e para a Cleide, e até nosso próximo encontro! =)

Anônimo disse...

Estive lendo os comentários. Sobre a revisão do Pl.Diretor existe outra polêmica e acredito q esse é um outro caso onde nem todos os moradores estariam de acordo em rejeitar a verticalização da Vl.Romana,Lapa,Pompeia, ja que enquanto alguns ñ podem vender seus imóveis para construtora (por motivos de má localização entre outros), aqueles q podem vendê-los, ao defenderem o Pl.Diretor com baixa verticalização estariam perdendo a oportunidade de ficarem ricos. Quem abriria mão disso em favor de uma comunidade? A teoria é fácil mas a prática é caso a caso. Quem se diz representante comunitário deve pensar melhor em tudo isso, o que acham?

Anônimo disse...

Fernanda

Está correndo um boato no clube Palmeiras que a sr. Anna Cláudia é conselheira do São Paulo e amiga pessoal do sr. Marco Aurélio Cunha. Você poderia confirmar essa informação.

Unknown disse...

O que veio primeiro??? Bourbon ? West Plaza ?? S.E. Palmeiras??? se tiver que embarga algo, que feche o bourbon, o Palmeiras está no Bairro a muito mais tempo do que os demais causadores de transito citados!!!!!

Fernanda Rodrigues disse...

Thyago, além desses causadores já existentes, quantos outros edifícios e empresas se desenvolverão na região nos próximos anos? Será justo o Palmeiras não poder aumentar sua capacidade e outras empresas se ocuparem de fazer isso? Sem falar que a capacidade será aumentada, mas também virá estacionamento, e nem sempre o estádio estará ocupado em capacidade máxima. Hoje em dia o Palestra não lota e acredito que no futuro será a mesma coisa. Sobre o fato da Anna ser conselheira do São Paulo eu não sei. Mas vou escrever pra ela mostrando tudo o que está acontecendo no site e também falar sobre isso. Vou abrir um espaço para ela escrever pra vocês. Abs!

CARLOS EDUARDO disse...

Fernanda...

voce dará crédito a um anônimo?(este anonimo que pergunta sobre a relação de Anna Salles com o são paulo)...desculpe-me, mas, primeiro peça a esta pessoa que se identifique, senão, fica fácil eu falar da vida dos outros, não é mesmo?...veja bem...esta não é uma disputa entre são paulo, corintians e palmeiras e sim de uma edificação que PODE ou não prejudicar uma comunidade em seu em torno...quem responde se pode ou não são os técnicos em urbanização...um grande abraço...carlos eduardo (CONSEG LAPA)

Fernanda Rodrigues disse...

Hehehe, sabe Carlos, procurei permitir a postagem anônima pq nem todo mundo tem conta no google e assim fica mais democrático. Sabe, a Pompeia e o Palmeiras têm uma ligação maior do que apenas física. É paixão, afetividade, história... Aí é natural dar polêmica. E até favorece conhecermos pessoas novas. Mas é claro, o que deve prevalecer é a decisão técnica. Eu me confundi e faltei à reunião, se você souber de algo que aconteceu por lá a esse respeito e puder nos passar... Obrigada!!! abs!

Leonardo Lopardo disse...

O autor do post anônimo sou eu. Me chamo Leonardo e moro na Pompéia há 27 anos. Não tenho conta no google por isso, meu post foi anônimo. Até agora não temos resposta sobre a situação da Sr. Anna Claudia e queremos saber, pois como podemos observar na pesquisa do site a granda maioria das pessoas é favor da Arena. Mas eu lamento muito a hipocrisia. O Palestra Itália já teve eventos com 40.000 pessoas, temos o Bourbon o Casa das Caldeiras e o Jardins da Barra estão lá e não ouvi falar nessa meia dúzia de pessoas que são contra a Arena e o bairro. Os incomodados que se mudem! Aguardo resposta da sr. Anna Cláudia

Rodrigo Pereira disse...

Vocês desocupados estão conseguindo atrasar as obras da Arena Palestra. Por que não vão encher o saco do Shopping Bourbon??

Rodrigo Pereira disse...

Meus parabéns!

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100820/not_imp597691,0.php

Anônimo disse...

Eu tô procurando as trocentas mil mudas que o Bourbon jurou plantar na região até hoje. E engraçado que a Prefeitura não dá conta nem das árvores já existentes... Pq não pedem em contrapartida o a instauração de linhas de transporte público para ajudar a desafogar a região?

Dr. Passatempo disse...

qto amor e qta ódio leio nesses comentariossss.... uns querem a qualquer custo e otros de jeito maneira..... heloooooo estamos em São Paulo, uma super hiper mega metropóle e o Palestra fica numa região privilegiadíssima.... A Europa é muito menor e conta com arenas incríveis.... Vocês têm noção da cidade onde moramos??? Será que querem o melhor pra Pompéia??? Gostam mesmo daki ou kerem aparecer??? Pq o justo seria fiscalizar a legalidade e não perseguir..... Perseguem o Centro Esportivo q poderá gerar atletas para as Olimpíadas, tirar bandidos da rua e não perseguem os centros comerciais????? Eeeeee laiáaaaa isso xeira muito mal.

Anônimo disse...

Quando e onde será a próxima reunião desse Conselho que pelo visto não representa a opinião do bairro? Acho interesse divulgarem para que a decisão seja representativa.

Fernanda Rodrigues disse...

A Agenda das reuniões está aqui: http://redelapa.wordpress.com/eventos/reunioes-do-conseg-perdizes/

Anônimo disse...

olá...Leonardo...um grande abraço para voce...veja bem...não era necessario ter conta no google para se identificar...era so por o cursor no nome/url e se identificar...quanto a pesquisa, esta está prejudicada pois um mesmo computador pode gerar vários votos, conforme já foi alertado para Fernanda...tudo de bom!

carlos eduardo (conseg lapa)

Anônimo disse...

Rodrigo Pereira...um grande abraço para voce também...veja: se voce começar a frequentar as reuniões do conseg perdizes irá se informando da luta que houve na epoca do shopping bourbon...agora, te digo: voce não fica curioso de como a cet já aprovou o impacto de transito? voce não gostaria de pelo menos ver este relatorio se procede a analise?...tudo de bom para voce...carlos eduardo conseg lapa

Fernanda Rodrigues disse...

Sobre os IPs da enquete: Vou abrir esse link de comentários abaixo da enquete para melhorar a credibilidade dos votos. Embora essa votação seja apenas uma curiosidade e confraternização, devo confessar que o blog nunca havia recebido tantas visitas. Quando a votação ganhou 70 votos, pude documentar mais de 150 visitas naquele dia. Os Ips foram variados, portanto essa votação não é tão distorcida assim. A origem das visitas talvez tenha vindo do e-mail que a Cleide mandou falando sobre a Arena, pois eu não fiz propaganda da enquete em nenhum site palmeirense. Quem quiser comprovar pode clicar sobre a palavra "counter stats" e verá a quantidade e variedade de visitas mais recentes do blog. Apesar de terem me xingado de "velha chata e desocupada", gostei de receber tanta gente diferente no site. O espírito desse site é mesmo de ver a cidade com mais afeto, e apesar de ideias diferentes, acredito que todo mundo goste muito do bairro. E isso é o mais legal de tudo. =) obs: Mais de uma resposta pode ser escolhida para votação, como por exemplo (piorará a qualidade de vida e deve ser proibida) ou (apesar de transtornos, gosto da ideia e será bom para a Pompeia)

Denis disse...

O que mais vemos sendo construído na cidade são edifícios residenciais. Considerando que média atual é de 15 andares com oito apartamentos cada, dá 120 novos lares em cada empreendimento.

Quase todos eles terão um automóvel e boa parte terá até um segundo veículo.

A minha questão é: esses empreendimentos possuem alguma análise de impacto no trânsito? Moro numa esquina de cruzamento e na hora de ir trabalhar pela manhã eu pego trânsito ainda DENTRO do condomínio.

E isso acontece TODOS os dias. Agora, as partidas de futebol acontecem nos finais de semana (trânsito menor) e depois das 20:30h uma vez por semana. Considerando o custo dos estacionamentos em dia de jogos e shows, a maioria deixa o carro distante e termina o percurso a pé ou de metrô - ou seja, o efeito é muito menor do que um edifício residencial que ninguém fala nada.

E o teste de ruído, então? Vocês acham que um estádio moderno, com anel da arquibancada fechado e semicoberto faz mais barulho do que o atual, que é baixo e com arquibancada em forma de ferradura? É óbvio que o som faz mais ruído no estádio atual do que será no novo!

Sabe o que vai acontecer se os moradores impedirem a obra em defintivo? O Palmeiras não vai acabar e nem parar. Para compensar as receitas perdidas, vai ter mais shows na estrutura improvisada do que na nova arena projetada com esse fim e o efeito colateral vai ser menor - sem contar que sem o investimento proposto agora, NUNCA MAIS o bairro receberá a ampliação da Matarazzo, as centenas de novas árvore, a revitalização natural da região, e aí será tarde demais para todo mundo.

Unknown disse...

O Estadio Palestra Italia ja existe a cerca de 100 anos e agora aparece uma iluminada, com tantos poderes supremos, pra dizer que não podemos modernizar o nosso equipamento, porque vai atrapalhar o sono de quem reside na região.
Meu Deus, onde estamos? só pode ser Brasil, que vergonha.
Tenha a santa paciência minha senhora, mas isso beira o ridículo, pra não falar algo mais.
A senhora tem que viajar um pouco mais e conhecer esse mundo tão pequeno em que vivemos, estamos em outra época.
Um abraço.

Leonardo Lopardo disse...

Até agora a única pessoa contra a Arena no Blog é o Carlos Eduardo. Respeito sua opinião, mas parece que a maioria é favor, tanto nos votos quanto nos comentários, o que de fato não mudará nada.
Sou sócio do clube Palmeiras, e novamente gostaria de salientar o comentário que corre lá. Não tenho prova nenhuma e não estou afirmando nada, mas muitas pessoas no clube afirmam que a sr. Anna Cláudia e o promotor do caso são conselheira e sócio do São Paulo. Qual o problema disso? Bom, excluindo o fato do São Paulo ter em sua história o fato de tentar a posse do Palestra Itália, nesse momento cada lado (Palmeiras e São Paulo) estão brigando para sediar a Copa não vejo nenhum outro problema. Só acredito que independente desses fatores, nós do bairro queremos ter uma linha de metrô perto, que o nosso bairro se valorize etc. Sugiro que nós do bairro participemos da próxima reunião do Conseg e dessa forma seremos representados.
Um abraço a todos!

Felipe Passos disse...

Não moro em Perdizes, muito menos em São Paulo, mas vou várias vezes ao Bairro pois meu irmão mora aí e também de vez em quando vou ao Palestra. Basta dar uma simples pesquisada na internet (coisa muito fácil hoje em dia, por sinal) para ver que o Palestra Itália já comportou uma capacidade muito maior do que hoje. O recorde do estádio é de 40.283 pagantes no jogo Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba de 18 de agosto de 1976 (fonte: site oficial do Palmeiras. Hoje o estádio está liberado para 27640 lugares por motivo de conforto proposto pela FIFA, assim como todos os outros estádios que também "diminuíram". Portanto, há mais de 30 anos atrás o estádio recebia 40 mil pessoas e, com a reforma, vai receber 45 mil...um aumento só de 5 mil pessoas. Só que 30 anos atrás não havia na redondeza do estádio estas inúmeras torres de apartamentos, onde, a cada 20 ou 30 metros há um portão de garagem com saída e entrada de carros durante o dia todo. Então pergunto: É realmente o estádio que desde 1920 está lá que causa caos na redondeza ou é o excesso de pessoas que foram morar na região que causam um caos praticamente que constante? Infelizmente não há como duvidar da má intenção em reclamar de uma obra que vai valorizar e embelezar a região. Abraços a todos.

Varella disse...

Engraçado, porque no Shopping Bourbon ninguem reclamou?
Anna, a senhora é uma oportunista, o Estádio Palestra Itália no mínimo existe antes do nacimento na senhora, e pelo visto nunca foi um entrava para você morar aqui?
O projeto só tende a gerar beneficios para a região ainda mais com possibilidade de Copa do Mundo.
Porque vc não vai brigar na prefeitura para que se construa o piscinão na avenida pompéia?[2]

Fernanda Rodrigues disse...

Algumas colocações para hoje: Até o momento 106 visitas, a votação passou de 100 votos e conversei com a família e conhecidos. Todas as pessoas a favor da arena (12). Não votei por eles, para não ser parcial. Estou feliz com os comentários. Os palmeirenses são inteligentes :D E por último, queria dizer que concordo com as colocações. Não existe história de Pompeia, Perdizes, Lapa, onde o Palmeiras não se entrelace. O Palmeiras é nosso patrimônio histórico. Conheço muita gente que mora por aqui só por causa do Palmeiras. Lá no clube, nem todos são palmeirenses, mas todo mundo gosta de lá, pois é um lugar maravilhoso, ambiente familiar. Não se deve confundir o Palmeiras com os arruaceiros que muitas vezes nem entram no estádio. Quem não gosta do Palmeiras, certamente não é sócio, não frequenta os jogos, não conhece o lugar. O Palestra Itália carrega em cada pedacinho a construção de nosso bairro, dos operários italianos e europeus que transformaram a Pompeia nesse lugar tão concorrido para se morar. Acredito que quem goste da Pompeia deva se informar sobre a importância dessa instituição para nossa formação. Todos deveríamos ajudar o Palmeiras a ser sempre grandioso, pois naquela camisa verde está a marca de nossos antepassados, que chegaram aqui sem nada e fizeram desse lugar o que é hoje. O barulho da torcida e o eco do estádio são música aos ouvidos de quem ama esse lugar. E concordo que a Arena vai ajudar a melhorar a acústica. Só vejo coisas boas na construção. E quanto mais penso nisso, mais torço para que dê certo. Nosso bairro não vai parar de crescer. O Palmeiras merece ter prioridade absoluta.

Anônimo disse...

Com base em todas essas colocações não entendo pq dizem que os moradores são contra a Arena. Quais moradores?

ademir disse...

Com certeza quem está contra a obra quer aparecer, afinal de contas outras obras de grande porte foram feitas e ninguém , isso mesmo , ninguém apareceu na mídia pra reclamar, era porque não dava ibope neh, com certeza esse delegado e essa dondoca querem aparecer apenas aparecer pq Palmeiras dá IBOPE

Anônimo disse...

Porque vc não vai brigar na prefeitura para que se construa o piscinão na avenida pompéia?[3]

Anônimo disse...

E do CTN? Que faz barulho a madrugada toda todo final de semana!!! Ninguém fala nada?

Valter P disse...

A questão principal que envolve o assunto não pode ser motivada por paixões clubísticas. Sou morador da Rua Tucuna há quase 40 anos e acompanhei o crescimento do bairro e vejo com bons olhos por ser um fator de valorização da região que moramos. Temos 2 boas opções de shoppings entre a futura Arena do Palestra que são opções de entretenimento e lazer. Para ser contra um projeto desses só alguém de mente muito pequena voltada para questões diferentes dos interesses do bairro. Eu não sou palmeirense, sou torcedor de outro time e antes de tudo sou apaixonado pela Pompéia!!

Fernanda Rodrigues disse...

Ontem a votação se multiplicou. Até quando pude acompanhar, o site recebeu mais de 630 visitas. Registrei a imagem do contador. E assim passamos de 100 votos a quase 500.

Donizeti disse...

Não sou morador da região. Moro em Santo André.
Más acho que a construção da Arena, só irá valorizar, e ainda mais os imóveis da região.
E além disso, acho que as pessoas que não querem ter a Arena lá, é pq na realidade, só querem atrapalhar a vida do Palmeiras.
Esses moradores, já sabiam que existia um estádio de futebol la, há mais de um século.
E por que só agora, acharam de criar probemas para o Sociedade Esportiva Palmeiras?
Pq não reclamam do Shopping Bourbon, do West Plaza ou das torres comercias na frente do estádio?

Anônimo disse...

Sra. Anna, porque você quer barrar esse projeto onde só tende a beneficiar aos moradores dessa região? Se você quer o melhor para esse bairro, vai cuidar de uma coisa mais decente como a violencia, lixo e etc. Caso contrario, tá na cara que você é uma gambá de merda!

Anônimo disse...

Fernanda

Cade as respostas da Sr Anna?? Todo mundo quer saber se ela é conselheira do São Paulo. Isso caracterizaria conflito de interesse. Se são pessoas bem intencionadas não sabemos, pois não conhecemos estas pessoas que estão tomando decisões por nosso bairro querido.

Abs
Claudio

Fernanda Rodrigues disse...

Claudio, digo isso porque participei de algumas reuniões, vi que são responsáveis, recebem as queixas de quem está na reunião, encaminham pedidos de melhorias, vão atrás das autoridades para conversarem com a comunidade. Reivindicam ativamente melhorias, isso eu pude ver pessoalmente. Eu enviei um e-mail para ela, na minha caixa está na lista de enviados, mas não sei se ela recebeu. Ou se ainda não leu. Vou esperar, eu acredito que ela venha conversar com a gente. Ela gosta de receber as pessoas na reunião, mas como esse assunto mistura paixão com futebol, tenho medo de alguém ser agressivo com ela, o que seria injusto, pois devemos entender que tudo tem que ser bem planejado, para ser bom de fato para todos. Abs!

Anônimo disse...

Fernanda

Me desculpe, mas o bairro da Pompéia tem a chance de evoluir, a maioria das pessoas são a favor e duas ou três pessoas são contra por algum conflito de interesse, ou interesse político. Por favor, não é uma questão de futebol, pelo menos por parte dos verdadeiros moradores do bairro. O que importa se o estádio é de um time ou de outro, se teremos metrô, obras e evolução.

Abs Cláudio

Fernanda Rodrigues disse...

Claudio, eu também faço votos que o projeto seja viável e que fique pronto a tempo da Copa, pois eu adoraria ver o Palestra como sede. E se aqui no bairro estivesse o estádio do São Paulo, torceria pelas melhorias da mesma forma. Afinal de contas, também vamos usufruir os jogos, os shows, e com certeza o clube vai ficar bem mais bacana. Além da valorização do bairro, é claro. O que acontece hoje é que a Francisco Matarazzo tá sempre parada, o piscinão da Av. Pompeia está com as obras atrasadas, e as duas avenidas enchem de água muito, mas muito rápido. Além disso, atualmente a acústica do bairro piorou muito, os edifícios formam corredores que amplificam o som, e é possível ouvir os shows do CTN durante a madrugada, e os do Palmeiras também. Mas creio que a cobertura do estádio vai melhorar a acústica. Os estudos solicitados devem ser referentes a esses problemas atuais, que já nos preocupam bastante e que se não forem bem planejados, podem se agravar. Estou torcendo para que esse impasse tenha solução logo! (se eu escrever "Avante Palestra!" vai ficar tendencioso.... rs)
Abs!

Unknown disse...

Fernanda

Pelo seu último post, podemos ver que o problemas são os imóveis residenciais (alguém reclamou do Casa das Caldeiras?) e a não entrega das obras para resolver os problemas da chuva. O estádio já está lá há muito tempo. Uma Arena diminuirá o ruído que hoje temos no estádio, pois será praticamente fechada. O atraso nas obras é tudo o que o sr Mustafá e os dirigentes do São Paulo querem. Lamento muito, mas estamos no Brasil.

Fernanda Rodrigues disse...

Oi, Andréia! Os problemas vivenciados pelos moradores e transeuntes de nosso bairro é causado por um conjunto de fatores. O excesso de edifícios trouxe uma grande população para o bairro. Aumentou o trânsito, o tráfego de pedestres, o lixo gerado, o desgaste das ruas... Mas os muitos edifícios também melhoraram a limpeza das calçadas, melhoraram a iluminação das ruas, aumentaram a quantidade de vigilantes particulares, aumentaram a arrecadação de IPTU, o faturamento dos comércios já existentes e propiciaram o desenvolvimento de novos. Tivemos prós e contras. Durante uma reunião, uma pessoa falou sobre o Casa das Caldeiras, disse que no projeto estão cinco torres e que isso pode ser ruim para o trânsito, já caótico na Francisco Matarazzo. Porém, conforme informações que obtive numa reunião sobre a Vila Romana, soube que ainda há muito o que se vender para empreendimentos comerciais aqui no bairro, pois as cotas são divididas conforme o uso (comercial ou residencial). Atualmente as cotas residenciais estão quase esgotadas, esperando nova decisão do Plano Diretor. Mas as cotas comerciais ainda são muitas, o que facilita a autorização da instalação de empreendimentos dessa natureza. O pessoal do Conseg está sempre recebendo os moradores e ouvindo todo mundo, seja por escrito ou verbalmente, e as reclamações feitas a eles sempre têm resposta. Li na Folha que as obras do piscinão estão lentas ( http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/786911-grandes-obras-de-combate-a-enchentes-patinam-em-sp.shtml ) e também concordo que o Palmeiras está há muito tempo, merece um olhar especial (mas não ilegal) e precisa reformar. São Paulo é uma cidade muito grande (a segunda Prefeitura do mundo), e acredito que não só o Palestra precise virar um estádio excelente como o Morumbi, a Portuguesa, enfim, todos. Mas ficaria triste se visse pessoas chegando no estádio e perdendo seus veículos na inundação da Rua Turiassu, o que seria uma vergonha para todos. O Palestra poderá combinar com o Bourbon de não marcar eventos para datas como véspera de dia das mães ou dos pais, Natal, Páscoa, etc... Se houver uma reorganização do transporte público da região, uma mudança de hábitos de descarte de lixo, a construção do piscinão e outros ajustes tenho certeza que o trânsito e a acústica poderão ser até melhores do que são hoje. Acontece que o IPTU é não é revertido diretamente ao bairro pagante, não é devolvido na mesma proporção à SubLapa. O IPTU vai pra Prefeitura e é distribuído pela cidade inteira. Exatamente por isso é que os moradores e visitantes da Pompeia trafegam por ruas onduladas e esburacadas, mesmo pagando uma fábula de IPTU. E o dinheiro que vai pra Sub, geralmente tem seu destino priorizado à região do Jaguaré, que tem "êne" necessidades. Por essas e outras coisas o assunto é complicado. =/

Anônimo disse...

Uma obra como essa é inédita no Brasil. Tenho certeza que essa arena não será um estádio para a copa de 2014, mas ficará melhor do que muitos projetos que foram lançados para essa copa.
Tentar "barrar" uma contrução como essa me deixa indignado. A nova arena trará maiores investimentos para essa área, devido a grandiosidade da obra e, sem dúvida alguma, ajudará na melhoria da qualidade de vida.
A arena não beneficiará somente a Sociedade Esportiva Palmeiras, mas, todo o país, no quesito de como deve ser tratado o futebol nessa nação.
Seria VERGONHOSO para o Brasil inteiro essa arena não "sair do papel" por causa de manifestos de torcedores do bairro...

Anônimo disse...

O palmeiras nao e´prefeitura pra tomar conta do bairro ,logo vao querer que o clube tome conta da educaçao , da saude , da segurança , trasporte publico ...

Anônimo disse...

Parabéns a meia dúzia de pessoas contra a Arena e Shoppinh Bourbon. Com certeza são elas que frequentam o moderno Shopping Pompéia Nobre, acham uma maravilha o Pelezão e fazem as compras na vendinha da esquina e estão satisfeitos em pegar o ônibus Socorro ou o Perus-Lapa. Vamos parar com hipocrisia, estamos em 2010, prestes a receber o maior evento do Planeta. Cade a resposta da Ana Claudia??????????

Fernanda Rodrigues disse...

Amigos, procurei dividir com vocês todas as impressões e tudo o que sei a respeito desse assunto e do trabalho das pessoas envolvidas. O site continua aberto a todas as partes que desejarem se manifestar. Também gostaria de ouvir todos os lados. O site continua à disposição.

Anônimo disse...

A Sra. Anna Salles viu na construção da Arena Palestra Italia, uma oportunidade para se promover, é obvio que está se escondendo atrás de argumentos infundaveis para querer vetar um beneficio gigantesco para sua região, cabe aos seguidores desse tal "conselho", analisar quem esta no comando e quais suas verdadeiras intenções. Ou será que ela esta incomodade pq ninguém foi atras dela na fase de projeto? Mas vamos aguardar, um projeto aprovado por Prefeitura, CET e outros orgaos respeitados obviamente não irá ser vetado por meia duzia de OPORTUNISTAS, que apenas se preocupam com seus argumentos e não respeitam o restando dos moradores de seu bairro.

Anônimo disse...

Acho que o bom senso vai ganhar!

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,alvara-para-arena-palestra-vai-sair-garante-gilberto-kassab-a-beluzzo,599293,0.htm

Fernanda Rodrigues disse...

A única coisa que não entendi foi a seguinte: Se está claro que a população quer a Arena e o Conselho de Segurança não quer, pra que ficar perguntando para a população? Ou se representa a vontade da comunidade ou não. A partir do momento em que se passa a defender as próprias ideias, e não a de todos, não se tem uma representação comunitária mas sim a de um órgão ou entidade. Essa foi a lição que tirei dessa história toda.

Coutinho disse...

Muito interessante as colocações e a forma de "ver" de cada quanto ao aumento do Estadio do Palmeiras com a construção da Arena.
Queridos é o seguinte: Por mais que amamos o futebol, temos que entender que cada vez mais os jogos nos causam " INSEGURANÇA". Não por que queremos! A maioria que colocou as suas opiniões aqui, são do bem e sabem " CURTIR O JOGO ", mas vejam isso:

http://www.youtube.com/watch?v=nS2e_JijeLE

O CONSEG está preocupado com as 45 mil pessoas que passará a frequentar o estadio após a construção. O Bairro não está comportando mais o ADENSAMENTO DESORDENADO ...
Quanto a Arena, tentem analisar as questões que tem por de traz de uma simples partidas do futebol?
Como presidente do Conseg-Lapa eu posso dizer que os EFETIVOS POLICIAIS, GUARDA CIVIL METROPOLITANA, ROCAM, FORÇA TÁTICA, são deslocados para os estadios em dia de Jogos. Tudo isso para garantir a segurança dos torcedores..., enquanto isso a população, moradores ficam sem ter o policiamento adequado, sabe porque? " NÃO SE TEM EFETIVOS O SUFICIENTE PARA O BAIRRO"...
A cada construção de EDIFICIOS, SHOPPING, CASA DE ESPETÁCULOS e ARENAS...não são previstos AUMENTO DE POLICIAIS para o bairro , porque ? O itém "SEGURANÇA" não foi colocado na REVISÃO DO PLANO DIRETOR DA CIDADE , que cresce a cada dia e se torna mais VIOLENTO! Onde vamos parar?
Policial não são formados da noite para o dia...
Fico preocupada com a " SEGURANÇA" de vocês e dos moradores desse bairro! Uma ARENA para 45 mil pessoas trará problemas SÉRIOS e" INDIRETOS" como :CAMELOS, SUJEIRA, BEBIDAS, CARROS ESTACIONADOS EM LOCAIS PROIBIDOS, TRANSITO, BRIGAS, CAMBISTAS, MORADORES DE RUA, MAIS DESGASTE DO ASFATO, VANDALISMO NA ILUMINAÇÃO, NAS PRAÇAS ...Será que todos os torcedores vão embora depois do jogo? Claro que não! irão comemorar nos maravilhos " BARZINHOS" da região, irão namorar nas belas praças que o bairro tem, irão ao shopping...e ai como fica?
Queridos não é tão simples assim... Hoje para atender o Palmeiras nos dias de jogos , é feito MEGA OPERAÇÕES envolvendo a subprefeitura da lapa , GCM que pegam pesados com os camelos, contrabandistas, assaltantes, etc...... Tudo isso só pode ser feito com o apoio da policia...
As DELEGACIAS FICAM CHEIAS. SÃO DIVERSAS AS OCORRÊNCIAS!!!!
Enquanto isso casos mais sérios como roubos, assaltos e sequestros de quem mora no bairro ficam sem a devida atenção...
Acho que a Anna Salles não deve ser cruxificada por pensar na SEGURANÇA DE VOCÊS ! Tentem AJUDÁ-LA apontando e discutindo essas questões. Sei que os torcedores poderão dar idéias para a manutenção da segurança do bairro.
DEVEMOS LUTAR PARA CONQUISTAR AUMENTO DE EFETIVOS TANTO PARA AS DELEGACIAS, COMO PARA AS CIAS , com SALARIOS JUSTOS, COM DELEGACIAS EQUIPADAS E COM EQUIPES PARA ATENDER com RESPEITO A TODAS AS OCORRENCIAS, conseguem compreender o que falo?
O Bairro está com o SENSO DE 10 ANOS ATRÁS... o bairro cresceu e continuamos com poucos policiais...
Sem POLICIA para colocar ordem não existe jogo tranquilo...os idosos, jovens e crianças que gostam de FUTEBOL estarão desprotegidas...
Ah, faltou o item TRANSITO ( que poderá itensificar a ação dos criminosos no roubo de celulares, etc... Não temos câmeras no bairro para a segurança de vocês...
Como presidente do Conseg da Lapa, bairro vizinho, gostaria que vocês pudessem analizar os "PROS" e os "CONTRAS". Tive a oportunidade de colocar a minha experiencia e VISÃO quanto ao ITÉM SEGURANÇA.. e
peço que vocês nos ajudem, apontando a experiência que tem como TORCEDORES.
Até onde tenho conhecimento a Direção do Palmeiras nunca participou de uma Reunião do Conseg para ouvir a comunidade e dizer em que poderá nos ajudar com essas questões apontadas...
Quem sabe com entendimento seja possivel chegar em uma contrapartida SATISFATÓRIA PARA TODOS..
Um abraço!
Cleide Coutinho
Presidente Conseg-Lapa

Anônimo disse...

Estão preocopados com à Arena do
do Palestra e sabe porque?
Porque não vão ganhar propina , como o Shopping faz e ele está irregular ainda . Interessante isso
vcs não acham............

Unknown disse...

Coutinho

Primeiramente, por favor, poste apenas uma vez o comentário. A Arena já passou por todas as fases, CET para avaliar o trânsito e vocês não querem admitir o óbvio. Existe interesse político nessa decisão do Conseg. Até agora não responderam sobre a relação política da presidente do Conseg com o clube São Paulo. Porque? Caso seja mentira é só responder aqui no blog. Vocês ganhariam alguma credibilidade. Depois que os verdadeiros moradores do bairro passaram a escrever aqui o número de integrantes do Conseg diminuiu a Anna Claudia não apareceu e o nº de posts anônimos aumentou.


A Arena vai sair, não sou apenas torcedora, sou moradora do bairro há 35 anos, quero desenvolvimento e quero ser representada, assim como os 96% da pesquisa.

Observem o link abaixo.


http://kigol.com.br/alexmuller/post/e-a-arena-palestra-it-lia-sai-ou-n-o-sai

Fernanda Rodrigues disse...

Qtas pessoas o shopping traz para a região TODOS os dias?
A resposta é um movimento de 50.000 pessoas passando por lá diariamente, entre trabalhadores, fornecedores, clientes e transeuntes.

O Palmeiras quer aumentar a capacidade em aproximadamente 12.000 lugares. Não vai ter jogos todos os dias. Não vai ter show todos os dias. Qdo tiver nem sempre estará lotado.

Eu também não queria o Bourbon, hoje frequento e gosto bastante, vi que o estrago não foi tao grande quanto eu pensava que seria. Trouxe coisas boas também.

Além disso, até a Arena ficar pronta, dá pra organizar e solicitar tudo o que nos falta. Essa será nossa grande oportunidade de conquistarmos melhorias em grande quantidade e em pouco tempo! São Paulo precisa de um lugar para sediar a Copa, no Palmeiras os investimentos não serão públicos, serão privados. E o dinheiro que o Governo e a Prefeitura iriam gastar para investirem num estádio novo, podem usar para reverterem em benefícios perenes para nossa região, que paga muito IPTU, mas não recebe sequer asfalto a contento.

São Paulo é uma metrópole rica e pode prover recursos suficientes. Sem falar que a arrecadação do estádio também será passível de impostos que serão revertidos em benefícios para a cidade toda.

Unknown disse...

Fernanda

Apagou o meu post?

Segue a entrevista do Belluzo e do Walter Torre

http://kigol.com.br/alexmuller/post/e-a-arena-palestra-it-lia-sai-ou-n-o-sai

Fernanda Rodrigues disse...

Oi, Andréia, eu não apaguei seu post, apaguei alguns spams que apareceram, será que apaguei o seu sem querer? Se fiz isso, sinto muito. Bjs

Marcelo Santa Vicca disse...

Acho que a PMSP tem diversos orgãos competentes perante a legislação municipal para deliberar sobre construções, não sendo essa uma função do CONSEG que sequer possui cabedal técnico. Cabe a esses orgãos expedir os respectivos alvaras.
Além desse ponto de vista legal, eu acho a Arena excelente para o entorno. Valorizará imóveis e melhorará as condições atuais, visto ser um projeto moderno, com melhorias previstas no trânsito e, por ser fechada, com melhor acústica. Vale lembrar que ja existe um estádio ali com 80 anos de vida e não adequado a realidade. Portanto, melhor uma Arena moderna e adequada a realidade.

Fernanda Rodrigues disse...

O seu post tá aparecendo pra mim, qdo vc fala sobre os imóveis residenciais... Será que tinha outro? Bjs

Fernanda Rodrigues disse...

Oi, Andréia, agora acabo de achar seu comentário na pasta de Spam. Já publiquei.

Anônimo disse...

Essa postura radical bem demonstra o desconhecimento da região. O Palmeiras é uma ilha limítrofe de bairros ao seu redor. Quem entende de história urbana sabe q um lugar assim é o epicentro do desenvolvimento econômico da região. Deveriam estudar mais antes de se auto-denominarem xerifes da região que mal conhecem. Assinado Mais Um Morador que os Representantes Não Querem Nem Saber quem É. Assinar para quê?

Dr. Passatempo disse...

Um metrô perto de casa traz mais conforto e segurança? Agradeço aos que lutam pra me privar de ter meu imóvel valorizado, meu caminho pra casa mais curto e minhas horas de lazer mais divertidas num lugar onde posso ir a pé. O que chamam de segurança?

Unknown disse...

E os comércios que estão ali em volta se fixaram ali por que mesmo? Já que ganham a vida graças ao Palmeiras que tbem ponham a mão no bolso e ajudem a organizar a segurança do lugar. E Senhor Kassab por favor, traga de volta os fretados e microonibus porque se os comerciantes oferecerem transporte gratuito nossos bolsos o ar e a cidade agradecem. Senhor Prefeito por favor pare de atrapalhar o ar da cidade e o fluxo do transito.

Anônimo disse...

Ho trovato un tradimento dei residenti di Largo hanno aperto un procedimento contro il nuostro Palestra! Mio Dio! La zurra viene a giocare calcio qui alla Coppa del Mondo! Ecco Lecture, accidenti! Bestie!
Ass:Alfredo Baragatti Cazzo

Simonini disse...

*** Baragatti... já imagino os "piriquitos em revista" fazendo uma mega apresentação no entorno de nossa Arena? Balões verdes subindo subindo enfeitando as varandinha do Shopping grandalhão... Aquele monte de esmeraldino ali, vestido de verde limão, enfeitando a Turiaçú e a Matarazzo a noite? Um exército de vaga-lume, Baragatti!!! Fuerza Palestra, Dio ti guardi!

Anônimo disse...

Parabéns Palestra! 96 anos!
Uma história de glória e muitas conquistas e infelizmente muita perseguição. Venceremos mais uma!! Aventi Palestra!

Anônimo disse...

Opa Avanti Palestra

Luizinho Leal disse...

Eu espero ônibus bem em frente ao Palmeiras inclusive em dia de jogos e nunca ninguém mexeu comigo. Será que esse pessoales que implica com o Palestra frequenta o estádio???? Ou só vê de longe? Ignoram milharis de torcedores que temm bom comportamento pensando apenas na meia duzia de arruaçeiros que às vezes nem entram no estádio????????? Tudo bem querer mais infra-estrutura uma coisa é querer isso........... Outra é não querer a reforma de jeito nenhum -- sabe--se lá Deus porque. Eu veria sentido nisso se esse mesmo pessoales abraçasse os novos projetoz como o futuro hotel Bourbon e o Casa das Caldeiras com as mesmas representações e atitudes indignadas. Já que o movimento nesses locais será até maior e todos os diaz, como já foi dito aki. O que fazer então??? Avisar a Prefeitura que nosso pedaço não quer mais crescer???? Aceitar a carência de recursos que nos atinge, impedindo novos projetos??? Ninguém fica triste em ter mil comércios e comodidades fixados aqui por causa do nosso glorioso Palestra Itália!!!!! A célula-mãe da Pompéia!!! Parabéns pelos seus 96 anos. Vamos brilhar e informar aos que chegaram por último que se a Pompéia fosse Roma, o Palmeiras seria o Vaticano! Por hoje é só. Ass. Luizinho 86, sou famoso por aqui, vlw?

Unknown disse...

Excelente Luizinho

"se a Pompéia fosse Roma, o Palmeiras seria o Vaticano!"

Tenho certeza que as pessoas que foram contra o Bourbon pegam um cineminha no Pompéia Nobre e fazem as refeições na Praça Cornélia. Para os nossos "ilustres" representantes que são contra a Arena, tenho certeza que venderão pela metade do preço seus imóveis no bairro daqui dois anos, pois foram contra a Arena.

E a resposta sobre a relação da Anna Cláudia com o São Paulo?

Parabéns Palmeiras.

Fernanda Rodrigues disse...

Andréia, eu visitei algumas reuniões do Conseg e pude testemunhar a boa intenção da Anna e demais membros no sentido de ajudar a região a ter um serviço público de qualidade.

Essas pessoas não são remuneradas, abrem espaço para todos os presentes falarem, recebem as reclamações, cobram as autoridades, protocolam e encaminham documentos, vão atrás de estatísticas, acompanham as notícias e de tanto conhecer tudo o que há de violência e ocorrências na nossa região, conhecem nossas carências de segurança melhor do que nós mesmos.

Alguns movimentos comunitários que derrubaram as estatísicas de violência, foram organizados e planejados pelo pessoal do Conseg. Enfim, o trabalho do delegado e de todo mundo de lá é um trabalho invisível, pois se ocupam de prevenir acidentes e violência.

Como a mídia se ocupa em priorizar as notícias ruins, os nomes de pessoas como a Anna acabam aparecendo somente nessas horas. Devemos ficar atentos às notícias. Quando ela diz "Nossa região não comporta a Arena", essa frase pode ter sido dita num contexto maior, como por exemplo "Com esse efetivo policial, nossa região não comporta a Arena". Eu fui bem tratada por ela quando estive nas reuniões, muito bem tratada, por sinal.

Embora eu torça para a Arena dar certo, precisava escrever isso aqui, pois sei que ela está aparecendo como vilã do bairro, mas na verdade ela não é. Ela é responsável por várias benfeitorias na região. Pena que a imprensa resuma os curriculos das pessoas rápido demais.

Pra você ter uma ideia, ela é tão interessada em ajudar as pessoas que faltou na reunião apenas quando perdeu o pai, recentemente. Por isso não acredito que ela tenha outros interesses que não seja a proteção dos moradores e dos frequentadores do estádio. Bjs!

Unknown disse...

Fernanda

Hoje a Anna Cláudia apareceu novamente no jornal Estado de São Paulo. Virou celebridade às custas do nosso bairro e principalmente da Arena. Acredito que após 15 dias de questionamentos em seu blog e do email que você enviou a ela sobre a relação política entre a Anna Cláudia e o clube São Paulo, a reposta ou a ausência dela, nos faz pensar que o ditado " Quem cala consente" seja adequado para a situação.

Fernanda Rodrigues disse...

Andréia, vou procurar a matéria do Estado para ler também. Ela um dia comentou comigo que o Conseg não permite que os membros criem uma página na internet, sites ou afins. Ela me disse que gostaria de ter, mas o regimento não permite.

Sim, eu enviei o email e fico pensando nas diversas possibilidades: respeito ao regimento, não ter recebido, não ter lido e por aí vai...

Talvez essa fosse uma grande oportunidade de engajar os moradores num esquema coletivo de segurança. Conscientizar, informar, divulgar o trabalho do Conseg, de nossas autoridades policiais. Divulgar as necessidades e melhorar a credibilidade da polícia em seus diversos segmentos... Afinal de contas, como muitas vezes disseram nas reuniões, a polícia não é onipresente e a segurança será responsabilidade de todos nós.

CARLOS EDUARDO CONSEG LAPA disse...

Andréia...tudo bem com voce?

O objetivo primordial do conseg é traçar novas perspectivas para a segurança...agora, veja bem, fica muito complicado voce inferir algo sobre qualquer pessoa e depois inverter o onus da prova...é por isso, também que Anna Salles não vai se pronunciar neste blog, fora o que a Fernanda já falou...um grande abraço para voce...CARLOS EDUARDO (CONSEG LAPA)

João disse...

Se a Arena for barrada por causas infundadas e sem informações coesas, o impacto será absurdo.

Uma Arena totalmente aprovada na CET, em todas as instâncias de São Paulo e com o padrão FIFA de segurança, conforto e acústica só trará benefícios à região.

"Sim, mas a PM de São Paulo não cobre tal número..."
ACORDEM, a Arena só será inaugurada em 2012/2013, ou seja, poucos meses antes da Copa das Confederações.

Se vocês realmente acham que a Prefeitura e Governo não farão das tripas coração para que a cidade fique segura, com mais policiais e segurança no entorno dos estádios, não sabem sobre o que estão falando.

Isso sem considerar as contrapartidas que o PALMEIRAS e a EMPREITEIRA terão que bancar na região, como o alargamento da Matarazzo e várias outras melhorias naquela área.

Ser contra a Arena HOJE é provar que há interesse político por trás, já que o projeto existe desde 2007 e agora que está prestes a sair do papel entraram com uma ação no MP.

João disse...

Outra coisa...
A Arena já existe.

Ela será uma reconstrução a partir do Palestra atual.
Hoje o áudio que vaza do Palestra é absurdamente maior que o áudio da futura Arena, já que esta será FECHADA e COBERTA, impedindo que o som saia com tanta facilidade.

O projeto também inclui um estacionamento com 1400 vagas, o que facilitaria ainda mais o entorno.

Essa Arena SÓ TEM A MELHORAR na região. Precisa ser muito clubista ou irracional para discordar disso.

(Ou alguém da Oposição do Palmeiras)

Anônimo disse...

Carlos Eduardo

Para um bom entendedor meia palavra basta. Se a Anna Sales é conselheira do São Paulo e a maioria das pessoas do bairro é a favor da Arena, ela deve representar o bairro e não seus interesses pessoais. O fato dela não se pronunciar aqui comprova o que todos desconfiam.

Andréia

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790211-abertura-da-copa-sera-no-novo-estadio-do-corinthians-em-itaquera.shtml

Espero que não seja verdade.

Fernanda Rodrigues disse...

Pior é que eu acho que é sim. Porque sendo o nosso Presidente corint(h)iano e, indignado como estava, falando que seria impossível São Paulo ficar fora da Copa do Mundo, logo imaginei que um estádio para o Corinthians seria construído.

Ainda mais que o Palestra não será tão gigante assim, não daria mesmo para sediar a abertura. Mas ainda podemos lutar para ser a sede da Zurra, como disse o Baragatti lá em cima. Seria um momento histórico para a Pompéia e seus muitos moradores e decendentes italianos, que dividiram com a Mooca a paixão pelo Palmeiras e pelo Corinthians. Mas essa é outra história que minha mãe conta e vou deixar para outra hora.

Anônimo disse...

O Projeto do Corinthians é para 45 mil pessoas em Itaquera. Engraçado, enquanto a Arena Palestra enfrenta todas essas dificuldades, o outro projeto que nem existe ainda já foi aprovado para a Copa. Esse é o Brasil do Tiririca candidato.

Fernanda Rodrigues disse...

Só 45 mil? Pensei que fosse maior... Tiririca será que torce pro Corinthians? Porque o Lula eu sei que ele apoia. Uma outra curiosidade do bairro é que o casal compositor da marcinha "Doutor, eu não me engano, meu coração é corintiano..." é aqui do nosso bairro e mora com vista pro Palestra. Soube disso na cerimônia de homenagem ao bairro que aconteceu no Sesc Pompeia. Eles são os compositores da maior parte das marchinhas do Silvio Santos. Para quem quiser saber mais sobre eles: http://www.daquiperdizes.com.br/materias.asp?materia=556

Anônimo disse...

Fernanda

O Andrez Sanches é filiado ao PT assim como o Mula. Os atalhos da política vão ajudar o Corinthians a ter um estádio, mas a Libertadores acho bem difícil.

Fernanda Rodrigues disse...

Ah... então foi por isso que ele foi pra Copa junto com a delegação... Agora tô lembrando da entrevista que ele deu quando liberou o Mano pra técnico da seleção. Tudo vai se encaixando!

Anônimo disse...

Olha que vai caber mais gente http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/08/novo-estadio-do-corinthians-recebera-jogos-da-copa-de-2014.html

Unknown disse...

Adivinha quem vai pagar pela ampliação?

Hoje no Jornal da Tarde está escrito que a Arena Palestra precisa confirmar 26 itens para sua aprovação, na página seguinte já mostram que as obras começaram em Itaquera. Um projeto já tem mais de 4 anos, o outro nem foi aprovadp. Dois pesos e duas medidas no pais do mensalão.


Mas tranquilo, daqui a pouco aparece uma "Anna Salles" de Itaquera ou Guaianases e brequa tudo.

Fernanda Rodrigues disse...

Vai ser só um estádio por estado? Se a abertura for em Itaquera, em São Paulo nenhum outro estádio vai ter jogo da Copa?

Anônimo disse...

Perovavelmente

A não ser que algum estado não consiga construir o estádio e São Paulo tenha duas opções.

Fernanda Rodrigues disse...

Ah... Que pena! Mas mesmo assim se Deus quiser o Palmeiras vai ter a reforma aprovada. Porque se coube o Bourbon, tem que caber o Palestra. :!)

CARLOS EDUARDO CONSEG LAPA disse...

Queridos,

convido-os a participarem da próxima reunião do CONSEG PERDIZES, DIA 21 DE Setembro, 20:00hs...geralmente são feitas na sede da Sabesp, Rua Alfonso Bovero 935, entrada pela Rua Cajaíba, 390...daí, então podemos colaborar com nossas idéias e trabalharmos para termos uma Perdizes cada vez mais limpa, bonita e gostosa de se morar e trabalhar.

Tudo de bom para todos os que postaram neste espaço...um grande abraço a voce, Fernanda!

Carlos Eduardo

Anônimo disse...

Palmeirenses

Fiquem tranquilos, a Arena vai sair. Com a aprovação do Fielzão e neste periodo de eleição, os políticos vão agradar todo mundo, menos o São Paulo que tem relações ruins com a CBF. Pior para os políticos envolvidos com o São Paulo, como o senhor Marco Aurélio Cunha.

Unknown disse...

Foi puramente política essa decisão. O Andrés votou a favor do candidato do Ricardo Teixeira para a presidência do clube dos treze, Kleber Leite, e, como prêmio, ganhou a chefia da delegação para a copa e um estádio pago com dinheiro do BNDS. O estádio vai comportar 48 mil e se adequará à abertura da copa com umas arquibancadas móveis. Pior para o SPFC que peitou o RT. Enquanto isso exige-se mundos e fundos para a Arena PI. Política, política...

Unknown disse...

Fernanda, há alguma possibilidade de se reverter esse quadro? o pessoal do Conseg está irredutível? isso seria uma catástrofe para o nosso Palmeiras e para a região. O comércio da região ganharia com a arena pois mais pessoas iriam consumir, mais empregos seriam gerados, mais impostos, mais segurança pois mais policiais se deslocariam para o local, menos barulho pois a arena será construída com o que há de mais moderno. Não serão todos os jogos que levarão 45 mil torcedores e nem todos os shows em SP serão na Arena PI pois os artistas têm suas agendas e SP tem várias casas de espetáculos além do PI.

Fernanda Rodrigues disse...

*************Ao Jefferson, ao Carlos Eduardo e a todos:

**************Conforme calendário agendado no site da SubLapa a próxima reunião do CONSEG será Dia 21 de setembro, às 20:00 na SALA DE IMPRENSA DO ESTÁDIO DO PACAEMBU, Rua Capivari Sem número, Portão 23. Não vai ser na Cajaíba, segundo a agenda da SubLapa ************

Mas eu queria pedir que quem se propuser a aparecer por lá vá com respeito máximo às autoridades presentes. Como já disse no site, essas pessoas sempre nos ajudam invisivelmente e independente da proporção tomada pela notícia da ação contra a reforma do Palestra, o que mais importa é que mantenhamos a boa convivência entre nós, moradores e comerciantes do bairro.

Além disso, como me perguntou o Jefferson, não sabemos ao certo o teor da contestação. Se foi uma reivindicação no sentido de pedirem melhorias para nossa região, devemos até agradecer.

O que não ficou bem claro para mim nem para ninguém foi o teor da ação. Segundo o jornal veiculou, a ação foi para impedir que o estádio seja reformado e aumente sua capacidade. Mas como todos sabemos não podemos nos basear e acreditar piamente no que a imprensa escreve.

Eu faltei à reunião do dia 17. O site da Sub costumava mandar avisos no e-mail da gente e justamente nesse mês mudou o formato e deixou de avisar. Aí eu perdi. =( Eu perguntei para alguns conhecidos se esse assunto foi falado, mas infelizmente ninguém me respondeu nada.

Se eu souber de alguma coisa a mais aviso vocês. :-)

A agenda das reuniões comunitárias está aqui: http://redelapa.wordpress.com/eventos/reunioes-do-conseg-perdizes/

Unknown disse...

Então, São Paulo, que é conhecida como a "cidade que não pode parar" não é só o corre-corre diário é, também, no sentido de modernidade e progresso. Isso que estão fazendo é impedir o progresso. Como disse acima a nova arena vai trazer vários benefícios: mais empregos, mais segurança, as vias serão alargadas, etc. Eu tomo como exemplo de uma cidade que não pode parar e NY. Lá os dois maiores rivais no baseball, o NY Yankees e o NY Mets inauguraram, no mesmo ano, as suas novas arenas. Será que enfrentaram tanta burocracia para realizarem essas obras? Uma das coisas que atravancam o progresso no Brasil é a burocracia. O CADES, para liberar o alvará para o Palmeiras, em um dos itens que o msm tem que responder, segundo o blog lanostracasa.com.br, quer que o clube responda sobre o impacto sonoro de uma torcida com vuvuzelas e fogos, como pode isso? não sabem que em SP não se pode entrar em um estádio com fogos de artifício? e vuvuzelas? de onde tiraram isso?

Cesar disse...

Cara Fernanda, não sou morador da Pompéia, aliás sequer resido na Capital, moro em Santo André, mas sou Palmeirense e tenho ficado indignado com essas notícias sobre os entraves na construção da Arena Palestra Itália!!

Está cada vez mais claro que essas "burocracias" que vem surgindo são pura politicagem suja!!

Você não acha que é a hora de Palmeirenses e moradores da região se unirem e fazer uma manifestação pacífica, como vc disse respeitando as autoridades mas mostrando nossa insatisfação??

Por meio da Internet é mais fácil de se organizar algo, poderia ser uma passeara em volta do Palestra, qualquer coisa que chamasse a atenção da imprensa, para todos verem que maioria é a favor da Arena Palestra, pois da maneira como a imprensa divulga hj parece que a ampla maioria dos moradores da região são contra, e soh pude ver que a realidade é outra lendo o seu blog, pois até então estava xingando tds os moradores da região rsrs...

A criação de um site, por exemplo: www.simparaarenapalestra.com.br seria uma ótima idéia tbm, e com a força que os Blogs Palmeirenses tem na Internet a divulgação seria maciça...

O que vc acha??

Fernanda Rodrigues disse...

Jefferson, recentemente foi feita uma pesquisa sobre os barulhos urbanos, e comprovou-se que as instituições que mais incomodam São Paulo são as Igrejas e/ou Templos. Não entrarei no mérito dessa questão, já que estádios também servem para cultos religiosos. Porém, como já foi dito aqui, é quase certo que a Arena vai abafar o som e não propagar.

Novamente nessa noite fomos perturbados pelo show do CTN, que muitas vezes é sexta e sábado durante a madrugada toda. Depois que o show acaba, lá pelas 5 da matina, os carros de som lá fora se encarregam de continuar fazendo barulho. Mas não é um barulho qualquer, é um barulho que pode ser ouvido do escadão que dá acesso à Cerro Corá, a quilômetros de distância. Nesses anos todos que moro na Pompéia, jamais vi o Palestra incomodar dessa forma. Mesmo porque os jogos tem hora pra começar e terminar e mesmo os shows não avançam madrugada adentro, como no CTN (Centro de Tradições Nordestinas, localizado na Ponte da Pompéia, que dá acesso ao Bairro do Limão).

Estive numa reunião do CADES onde eles falaram sobre lixo, ainda com a Subprefeita Soninha Francine, em sua última semana de trabalho. Durante a reunião pude perceber que o CADES é formado por pessoas bem preparadas e cultas, conhecedoras da burocracia e dos problemas urbanos, e com muito boa vontade de ajudar a cidade.

Mas também pude observar que eles mesmos enfrentam altas burocracias para conseguirem se comunicar com a própria Prefeitura e com o Governo do Estado. Então por melhor que seja a boa vontade, o trabalho acaba deixando muito a desejar.

Essas parcerias que o Governo faz com a Prefeitura acabam gerando altos conflitos no serviço público. Nem eles mesmos sabem quem fica responsável por qual área ou atividade. Entre esses e outros problemas acabamos sendo vítimas do amadorismo do sistema público que nos submete a altos impostos, mas que dá muito pouco em "contrapartida". Eles gostam dessa palavra, né?

obs: No Pacaembu, por exemplo, quem aluga as casas para a queima de fogos são os próprios vizinhos... Então acredito que a quantidade de cadeiras na arquibancada não vá fazer tanta diferença nesse aspecto. =)Abs!

Fernanda Rodrigues disse...

Cesar, andei lendo por aí que esse problema sobre a Arena seria interno, guerra de poder dentro do próprio Palmeiras... Bem, sou meio ingênua ainda.

Por exemplo: Essa notícia sobre a Arena eu pus no blog como ponho várias outras sobre o bairro. Quando li a notícia, lembrei que a Anna costuma se manifestar quando as empresas públicas não estão nos atendendo da forma como deveriam, e não vi maldade alguma naquilo tudo, embora tenha ficado triste pelo Palmeiras.

Aí começamos a falar sobre isso aqui na página e foi tomando uma proporção que nem eu mesma imaginava. Pra você ter uma ideia, recebi algumas milhares de visitas, fato inédito no blog. Foi bom porque uma pessoa comentou que eu deveria tirar uns vídeos e mudar minha postura em relação aos problemas da cidade. Como eu mesma já vinha sentindo essa necessidade, acolhi a sugestão e retirei do ar vários vídeos que já não combinam mais com minha forma de pensar.

Sobre agregar os vizinhos em função dessa causa, acredito que isso possa ser feito lá dentro do clube e seus frequentadores. Porque eu mesma já pus um anúncio no jornal, chamando os vizinhos para um movimento de revitalização de uma região próxima ao Palmeiras e não recebi mais do que uma dúzia de visitas no site.

A ideia do site é excelente. Vamos esperar pra ver que rumo toma esse assunto e conforme for a gente cria o site pra mostrar que nós acreditamos que nosso bairro merece ter o Palmeiras aqui instalado para sempre e com toda a magnitude que ele merece.

Abs!

Unknown disse...

Fernada, Jefferson, Cesar e todas as pessoas desse blog e da Pompéia.

É um absurdo o que estamos vendo. Eu sentiria vergonha de me promover publicamente como está fazendo esse pessoal do Conseg. Estão pedindo para o Palmeiras coisas absurdas já citadas acima. Não tem como ser pacífico com tamanho absurdo, por isso, nem vou a essa reunião. Sou do tempo que as atitudes valem mais do que palavras.

Cade a Soninha? Não se posicionou a respeito do assunto ainda? Está vendo falsos representantes do bairro que ela é a responsável.
Soninha, você deve estar mais preocupada com o seu namoro com o Serra do que com o bairro.

Fernanda, se essas pessoas "colegas" suas do Conseg fossem sérias elas responderiam as suas perguntas, são sérias quando aparecem na TV e Jornal.

Justiça!

Unknown disse...

Será que os nordestinos do CTN curtem os seus forrós se utilizando de vuvuzelas? será que o Conseg vai ao MP para tentar fazer alguma coisa contra esse CTN? Não faço parte de nenhuma torcida mas creio que isso possa gerar mais encrenca ainda haja vista que as do Palmeiras ficarão muito iradas vendo uma arena sendo feita para o Corinthians, com verba pública e nenhuma exigência e a do Palmeiras, com verba privada e tendo obstáculos quase que intransponíveis para iniciar a obra.

Anônimo disse...

Jefferson

A verdade é que uma pessoa do Conseg é conselheira do São Paulo e estava querendo melar a Arena para favorecer o Panetone, ou Morumbi. Também não sou de nenhuma torcida, torço pelo bairro. Mas o pessoal do Conseg se deu mal, pois, o Morumbi perdeu espaço pra Arena do Corinthians.

Observem essa matéria.
http://www.lanostracasa.com.br/index.php/2010/08/28/esclarecendo-a-situacao/?utm_source=wordtwit&utm_medium=social&utm_campaign=wordtwit

Fábio - Rua Cotoxó

Anônimo disse...

No site La Nostra Casa o pessoal está agitando um abaixo assinado e manifestação pró Arena, participem.

Fábio

Fernanda Rodrigues disse...

Que bacana, quanta gente no site! Bem, deixe-me esclarecer algumas coisas:

Sobre alguém do Conseg ser conselheiro do São Paulo: Ninguém próximo me confirmou ou desmentiu esse fato. Esse comportamento cria um mistério em torno do caso? Sim, sem dúvida.

Ao mesmo tempo pela natureza da Organização, devemos compreender que esses assuntos não devem ser discutidos assim, num blog como esse, onde somos tão informais e estamos sujeitos a mil olhares.

Sobre o Cades, esqueci de dizer que além de tudo o que percebi (boa intenção, bom preparo, interesse e amor pelo bairro oriundos dos membros que o compõe) foi que falta metodologia e "feedback" dos órgãos que eles representam em relação a eles próprios.

Sobre a Soninha: Ela deixou a SubLapa há meses, agora quem é nosso Subprefeito é Carlos Fernandes, morador do bairro. A Soninha eu sei que é palmeirense, o Carlos não sei pra que time torce, mas independente disso, quando o conheci pessoalmente pude ter a certeza de que ama muito nosso bairro e vai querer o melhor para nós.

Sobre eu ser "colega" dos membros do Conseg Perdizes/Pacaembu, Lapa e Pinheiros: Frequentei algumas reuniões para conhecer melhor as carências e a dinâmica da região oeste. Fui eleita conselheira suplente do Plano de Metas da Agenda 2012, por ter me comprometido a pedir à SubLapa a revitalização da Rua Guaicurus e um olhar especial em relação às nossas enchentes. Até hoje não fui nomeada e nunca recebi contato da Prefeitura, além de um e-mail dizendo para aguardar a nomeação. Mas valeu a pena, porque a Rua Guaicurus será revitalizada e o blog serve pra divulgar ideias. Por isso abri a página. Então já está valendo alguma coisa.

A Conselheira titular é a Cleide Coutinho, ela sim, Presidente do Conseg Lapa, que foi minha concorrente na eleição e ganhou por 27 a 24. Eu não a conhecia e passamos a nos conhecer nas reuniões, onde fui bem acolhida por todos. Também visitei a reunião do Cades para conhecer melhor o sistema público. A reunião da Anna e por aí vai. Mas não pertenço a nenhuma organização.

E tô achando bem complicado pertencer a alguma... Acho que não quero não, viu? Meu negócio é conversar e fazer amizades, não gosto muito de politicagens. :-)

obs: Conseg é o Conselho Comunitário de Segurança e o CADES é o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, duas organizações diferentes, formadas por pessoas diferentes. O CADES é um conselho da própria Prefeitura da cidade, e o Conseg é vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de SP. **

Cesar disse...

Fernanda, nós Palmeirenses sabemos que existe sim um movimento da oposição contra a Arena Palestra, e acredito que isso influenciou e/ou ajudou na divulgação e proporção que tomou as reclamações da Anna Sales...

Isso é lamentável, pois o que o pessoal de dentro do Clube quer saber não é do bem do bairro ou da região, e sim de o seu grupo estar por cima do outro!!

O fato de haver (ou supostamente haver) uma pessoa ligada ao conselho do São Paulo dentro do Conseg é preocupante ou no mínimo instigante, e isso só prova o que eu disse acima, existem pessoas dentro do Palmeiras que não estão nem aí pro Clube ou pro bairro e só querem se promover, e que pra elas não custaria "arquitetar" ou simplesmente influenciar pessoas ligadas ao São Paulo e ao Conseg para pressionar a construção da Arena Palestra, e no caso de realmente haver essa tal pessoa são-paulina envolvida no meio envolve mais do que política pois trata da rivalidade e do desejo do São Paulo de prejudicar o Palmeiras, algo que é histórico e inegável, como já aconteceu na msm Perdizes no ano de 1.942...

Essa questão do CTN só corrobora com o que eu disse, pois ninguém se importa com isso e é um fato que incomoda os moradores, bem como eu andei lendo por aí que o própio Shopping Bourbon que fica no mesmo quarteirão do Palmeiras não ter passado por tantos entraves na sua construção, e ele parece que surgiu de "uma hora pra outra", foi construído e pronto...

Acredito que vc está certa em não fazer parte de alguma organização no momento, pois a politicagem é muito suja mesmo e às vezes não vale a pena se envolver e "gastar saúde" com essas coisas, e até msm pq acredito que caso vc falasse de uma forma "oficial" por algum órgão talvez não pudesse manter seu blog aberto para discussões como essa, pois como vc msm disse os acessos aumentaram mto nos últimos dias e acredito que isso possa ajudar os moradores da região, Palmeirenses ou não, a quem sabe se mover e pensar em ajudar de alguma forma...

Infelizmente não sou sócio do Palmeiras e não posso dizer como o assunto está sendo tratado lá dentro na visão dos sócios, mas na visão dos torcedores em geral o sentimento é de revolta e indignação...

Sugeri a criação de um site em outro blog também, e no caso era um blog de Palmeirenses, vamos ver daqui pra frente como a coisa anda para sabermos se será necessário alguma mobilização maior por parte de torcedores e moradores...

O que mais me revolta nisso tudo é a forma como o assunto foi tratado, principalmente pela imprensa, que coloca em suas manchetes que a popoluação da região está contra e que a Arena Palestra está em xeque!!

Sinceramente, eu duvido que a W Torre, responsável pela construção e de renome internacional, fosse se meter em fazer um Estádio para um dos maiores clubes do País correndo risco de o negócio não dar certo, e vi até engenheiros falando que essas reivindicações são normais em construções de grande porte e que não vai prejudicar em nd, o que aumenta a minha raiva com relação a imprensa!!

No mais, parabéns pelo blog, espero que as visitas continuem aumentando e quem sabe assim o pessoal da região fique mais esperto com os assuntos que são do interesses de vcs msms, a ponto de resolverem tomar atitudes...

Abraços

Unknown disse...

Fala Cesar

Eu sou sócio do clube e posso dizer que a grande maioria dos sócios estão indigandos. Existe uma oposição, formada por meia dúzia de senhores mal intencionados, mas você quase não os vê no clube. Sobre a revolta com o Conseg, isso é praticamente unânime. De repente aparece uma pessoa dizendo que os moradores são contra a Arena. Essa pessoa não é torcedora do São Paulo e sim conselheira. Agora o que podemos fazer é um abaixo assinado no bairro e levar no Conseg e na prefeitura dizendo que os moradores são a favor, o que é óbvio.

Depois reclamam de brigas de torcida, desprezam o contexto histórico de maldades criadas pelo clube São Paulo, como citado por você. O que você espera de pessoas que jogaram gás de pimenta no vestiário para prejudicar o Palmeiras, tentaram roubar o estádio em 1942 e impedir a Arena agora.
Porém, hoje existe internet e as pessoas tem acesso a informação e principalmente a mentira tem perna curta.

Anônimo disse...

Segue o Manifesto do Site Fanfulla

Manifesto Arena
A história da Sociedade Esportiva Palmeiras sempre foi marcada por grandes desafios no campo esportivo, onde seguindo os padrões da ética esportiva, conseguimos uma posição de destaque no cenário esportivo nacional e internacional.

Tivemos também desafios em outras esferas, como as aquisições patrimoniais sem investimento público, com destaque para a compra de nosso estádio no início da decada de 20. Mas sem dúvida nenhuma que a nossa maior batalha foi em 1942 quando tivemos que defender este mesmo estádio da escusas forças da oligarquia paulistana, que tentavam nos tomar o nosso patrimônio sob o argumento do envolvimento italiano nas forças do eixo durante a segunda guerra mundial.

Naquela época a união dos representantes do então Palestra Itália foi fundamental para que tivéssemos êxito na defesa do nosso patrimônio. Fomos forçados a mudar o nosso nome, mas não perdemos a nossa identidade vencedora.

Após 68 anos nos defrontamos com a mesma situação, onde diversas exigências da Prefeitura do Municipio da Cidade de São Paulo, representando aparentemente as mesmas escusas forças da oligarquia paulistana, nunca antes requiridas até no âmbito internacional, para um investimento desta natureza, estão bloqueando o início das obras da Arena Palestra Itália.

Como cidadãos e contribuintes do Município e Estado São Paulo, exigimos a revisão dos atuais requerimentos do CADES , registrados no documento – COMUNIQUE-SE nº. 01/CADES/10, adequando este às reais necessidades de um empreendimento deste porte, bem como equiparando-as aos projetos de mesma natureza que já transitaram por este mesmo orgão público.

Este manifesto estará sendo disponibilizado em toda mídia especializada e palmeirense, com o intuito de sensibilizar os milhões de palmeirenses ao redor do país inteiro para mais esta atitude da oligarquia paulistana, aparentemente representada pelo poder público paulistano que já nos prejudicou no passado e nos tenta o mesmo no presente.

Sendo assim, fica aqui a certeza, que considerando as atuais exigências da Prefitura do Município de São Paulo, o descontentamento da imensa coletividade palmeirense estará devidamente registrada nas urnas das próximas eleições, tanto para o governo do Estado, Senado e Camara dos Deputados, bem como para a Prefeitura e Camara dos Municipios ligados a atual gestão pública do Municipio de São Paulo.

Adicionalmente, é importante ressaltar que na esfera interna da Sociedade Esportiva Palmeiras, a atual oposição não segue os conceitos de outrora citados acima e atua como força contrária aos interesses da entidade, contribuindo para que os entraves políticos mencionados, ou até mesmo os de ordem privada, esportiva e pessoal, inviabilizem a execução da obra causando danos irreparáveis a toda coletividade palmeirense.

Sendo assim, primeiramente solicitamos que aqueles que publicamente contribuiram para a atual situação venham a público e manifestem claramente os benefícios que tais atitudes trouxeram à Sociedade Esportiva Palmeiras.

A coletividade palmeirense, aqui representada pelo grupos da mídia palmeirense listados abaixo, solicita ao nosso atual presidente, que as medidas disciplinares cabíveis baseado no estatuto da Sociedade Esportiva Palmeiras sejam aplicadas a todos aqueles, principalmente conselheiros, que direta ou indiretamente contribuíram que os atuais entraves prejudiquem o início das obras.

Fernanda Rodrigues disse...

Nossa, estou aprendendo bastante com vocês. Sobre as dissidências dentro do próprio Palmeiras, acredito no que estão me dizendo pois eu já participei de uma reunião de um grupo chamado "Muda Palmeiras". Lá, pude perceber que a briga pelo poder é forte. E o clima que se forma em dia de eleição para o Conselho do Palmeiras também é meio "pesado", não sei se esse é o termo certo.

Nas reuniões em que estive lá no Conselho de Segurança não pude perceber nenhuma articulação ou conchavo ou atitudes suspeitas. Os membros do Conselho são representantes comunitários, cada um de uma região, discutindo formas de combater a violência no bairro, maneiras de organizar o trânsito.

Vi pessoas falando sobre a necessidade da instalação de semáforo em frente à escola na Av. Pacaembu, outras reclamando sobre um morador de rua que agride as pessoas, esse tipo de assunto.

A Anna sempre dando voz a todos, se colocando não como autoridade mas sim como mediadora da comunidade e das autoridades presentes. Pude perceber no comportamento dela bastante vontade de ajudar, muita indignação com o abandono a que as autoridades nos submetem, etc.

E também pude comprovar isso num fato que vivi pessoalmente, quando filmei trechos da reunião e pus no youtube. Um Major me mandou uma mensagem muito dura, dizendo que iria fazer uma representação contra mim, e ela prontamente me defendeu, sem me conhecer, sabendo que era somente para informar a todos que estava sendo criado um novo batalhão de polícia.

Enfim, não tenho absolutamente nenhum motivo para desconfiar da idoneidade dela. Em Maio uma pessoa presente à reunião comentou sobre a Arena, que já estava aprovada na Sub. O assunto era o show do Guns que havia feito barulho mais tempo que o normal, mas o assunto não foi explorado naquele dia, nem nas outras reuniões, que também participei. Por isso tudo isso foi surpresa até para mim.

Cesar disse...

Andréia, fico aliviado em ver que dentro do Clube a revolta tbm é geral!! Aliás, já tenho lido mais sobre isso tbm, e vejo que existem pessoas se mobilizando diante da situação, como o manifesto do Grupo Fanfulla msm nos mostra isso!!

Fernanda, entendo que vc conheça a Anna Sales e confie na sua idoneidade, mas essa suposição de uma ligação dela com o São Paulo deixa qualquer Palmeirense preocupado, pois como já dissemos aqui a história sempre foi essa: o São Paulo buscando meio sujos de prejudicar o Palmeiras!!

Pode parecer "teoria da conspiração" por parte dos Palmeirenses, pode parecer ridículo para alguns, mas diante dos fatos que eu tenho lido aqui, com a AMPLA MAIORIA dos moradores se mostrando à favor da Arena Palestra, fica quase que impossível não passar pela cabeça de nós, torcedores, que exista alguma manobra política suja por trás disso, msm que caso haja alguma coisa rolando nos "bastidores" a Anna Sales ou o própio São Paulo não tenha absolutamente nd a ver com isso, entende??

Você não faz idéia de como é a política do Palmeiras!! Como eu disse, são grupos querendo levar vantagens em cima de outros grupos, tds interessados em poder e status dentro do clube, e isso acontece há anos, eles pouco se importam se o Futebol do Palmeiras estiver na pior, pra eles o que interessa é o poder, e eles são capazes SIM de prejudicar o Clube em nome de seus grupos, e o problema eh que mtos desses Conselheiros sacanas são pessoas com mto tempo de Clube, com mta influencia sobre td...

Eu entendo a posição do Conseg e do Cades, entendo até que essas reivindicações sejam normais se tratando de construções de grande porte, o problema é a forma como a coisa acontece, depois de td aprovado uma obstrução de última hora, a proporção que isso toma na imprensa de uma hr pra outra, td isso acontecer as vésperas de eleições, enfim, uma série de fatores geram uma série de desconfianças, e nesse caso, vejo que os argumentos inicias abordados principalmente na imprensa de que "os moradores eram contra" estão sendo tds infundados, o que nos ajuda a crer que existe alguém querendo prejudicar o Palmeiras e não alguém querendo o bem dos moradores da região...

Fernanda Rodrigues disse...

Entendo perfeitamente o que você quis dizer.

Ontem estive numa festa de casamento e a família grande, toda reunida e moradora exatamente dos bairros que rodeiam o Palestra: Vila Romana, Pompéia, Perdizes e Barra Funda.

Saí pelas mesas perguntando se as pessoas eram contra ou a favor da Arena. Todas as pessoas eram a favor.

A enquete do blog não deixa dúvidas. E outra: Mesmo que a comunidade não quisesse, como se trata de uma propriedade particular, estando tudo em ordem, não tem o que não querer.

As pessoas que realmente serão prejudicadas com o passar do tempo serão aquelas que terão seus imóveis desapropriados para a readequação das vias. E engraçado que elas não estão se manifestando. Mais prejuízo do que elas vão levar, acredito que ninguém.

Mas foi bom vivenciar tudo isso. Estava mesmo precisando readequar meus interesses profissionais e esses assuntos comunitários vão aos poucos ganhando ares que me desagradam enormemente.

E também fiquei preocupada: Se existe gente tão malvada no Palmeiras, será que um dia não poderão usar as instalações para nos perturbar de verdade? Espero que não!!! :D

CARLOS EDUARDO CONSEG LAPA disse...

Pessoal...analisem:

o relatório da CET já dizem que foi aprovado, certo?...porem, veja o que um jornal local noticiou em junho de 2010: "

CET NÃO CONFIRMA OBRAS NA MATARAZZO

Palmeiras diz que recuará muro em um metro Ao ser questionada sobre o projeto de alargamento em um metro da Avenida Francisco Matarazzo (numa extensão de 500 metros), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sustenta, via seu departamento de Assessoria de Imprensa, que tal proposta não consta da Certidão de Diretrizes que norteia a liberação do projeto Arena Palestra Itália, o novo estádio do Palmeiras.
A notícia de obras no trecho entre os viadutos Pompeia e Antártica mereceu destaque na edição da quarta-feira do Jornal o Estado de S.Paulo, que credita como fonte das informações o presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo. Segundo ele, o clube irá recuar em um metro seus muros e grades, abrindo espaço para obras de alargamento viário.
No e-mail enviado à redação a CET não faz nenhuma referência a essa obra que, se vier a ser concretizada não conta com simpatia de um dos mais respeitados especialista em trânsito urbano, o consultor Luiz Célio Bottura. “Isso parece uma grande piada. Alagar em um metro e não fazer nada, dá no mesmo”, afirma Bottura. “Se é para realizar obras, então que faça a coisa certa e não gambiarras. Estou falando de calcadas largas (pelo menos seis metros) e de quatro novas faixas de rolamento (duas de cada lado do viário). Isso numa extensão que vá alem do trecho entre os dois viadutos (Antártica e Pompeia)”, propõe o engenheiro. “O que temos hoje é uma estrutura gigantesca (o novo estádio) colocada num pires (perímetro das Francisco Matarazzo, Sumaré, Pompeia e Rua Turiaçu). Essa arena não cabe na região. Forçaram demais e as consequências serão graves”.
Críticas à CET partem também da Associação Amigos da Vila Pompeia. A presidente da entidade, Maria Antonietta Lima e Silva, já articula uma representação junto ao Ministério Público. “Onde está o estudo de impactos (ambientais de vizinhança) dessa obra?”, questiona ela. “Sugerimos que a Prefeitura faça a desapropriação de uma área na região próxima à Rua Pedro Machado (em frente ao Shopping West Plaza) com a construção de uma passarela ligando os dois lados da Francisco Matarazzo”, acrescenta Antonietta.


Fotos: Thiago Liberatore
Texto: EDUARDO FIORA"...

minha pergunta é: será que algo mudou de junho para cá?...pois se a própria CET não sabe que ela tem que alargar a avenida, quem é que deve saber? daí a população não terá direito a um bem de contrapartida pela obra...

um grande abraço a todos...

CARLOS EDUARDO CONSEG LAPA

CARLOS EDUARDO CONSEG LAPA disse...

Pessoal, vejam bem... a própria CET não tem diretrizes sobre o assunto, vejam parte de publicação de jornal local: "CET NÃO CONFIRMA OBRAS NA MATARAZZO
Palmeiras diz que recuará muro em um metro. Ao ser questionada sobre o projeto de alargamento em um metro da Avenida Francisco Matarazzo (numa extensão de 500 metros), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sustenta, via seu departamento de Assessoria de Imprensa, que tal proposta não consta da Certidão de Diretrizes que norteia a liberação do projeto Arena Palestra Itália, o novo estádio do Palmeiras.....Belluzzo. Segundo ele, o clube irá recuar em um metro seus muros e grades, abrindo espaço para obras de alargamento viário.No e-mail enviado à redação a CET não faz nenhuma referência a essa obra que, se vier a ser concretizada não conta com simpatia de um dos mais respeitados especialista em trânsito urbano, o consultor Luiz Célio Bottura."
ou seja...não tenho informação do relatório atual, mas ate´junho a CET de nada sabia...um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Carlos Eduardo

Não se preocupe. Os moradores do bairro já estão fazendo um abaixo assinado para mostrar que são a favor da Arena. Não adianta você, a Anna Sales e a Anotnieta não sei o que tentarem melar.

Depois das muitas assinaturas, quero ver como vocês explicarão essa palhaçada.

Wilson Souza disse...

Bem, a CET não me assusta a CET não saber de nada. A CET é um antro de vagabundos despreparados. Se a Arena precisa esperar a remodelação da CET estamos fud. Se houver transporte público de qualidade não precisa alargar avenida. 10.000 lugares a mais não vão matar ninguém!!!!!!!! Qta tempestade num copo de água..... Agora vou ficar de olho nesses caras pra ver se vão atras das outras obras do entorno. Esses caras tem outros interesses sem mais calculos.

Unknown disse...

O que eu vejo é uma profunda má vontade em se liberar essa arena. Essas pessoas querem é prejudicar o clube mesmo e, por tabela, a região. Com a arena mais empregos serão gerados, mais impostos, mais policiamento, enfim. Por mais que a Wtorre e Palmeiras fizerem sempre aparecerá um oportunista para atrapalhar. E, pelo que eu sei, essa questão das contrapartidas para a CET já foram resolvidas.

Fernanda Rodrigues disse...

Onde posso assinar esse abaixo-assinado?

Unknown disse...

Eu não duvido nada que esse tal de conseg vai solicitar que se retire o clube de onde ele sempre esteve. Os que lá chegaram bem depois vão querer que o clube saia de lá. Não duvido nada. E ai, Carlos Eduardo, como o Shopping Bourbon conseguiu todos os alvarás para funcionar?

Caldo Verde disse...

Isso aí tá igual a história de quem compra casa do lado do aeroporto depois diz que o avião é que tá incomodando. O futebol é nossa tradição quem tá de frescura com barulho e confusão ou é ruim da cabeça ou doente do pé.

Anônimo disse...

Quem não gosta de multidão tem que mudar pro interior. Nós estamos em São Paulo, milhões de pessoas, a solução não é querer formar uma porteira no bairro para impedir as pessoas de virem para cá. Lunáticos.

Fernanda Rodrigues disse...

Sabe, Jefferson, logo que inaugurou o Bourbon um perfil chamado Bourbon Shopping no orkut escreveu que deveriam "proibir shows no Palmeiras". Acredita? É, também tô achando que logo logo eles vão mandar a WTorre procurar um terreno em outra parte, pq o Palmeiras tá incomodando.

Uma das coisas ruins de São Paulo é isso. A falta de respeito pelos nossos pólos desenvolvedores, pela história.

Lá dentro daquele lugar está a história da vida de milhões de pessoas. Lembranças, encontros, alegrias.

A mesma coisa o Pacaembu. O estádio e mais uma casa de saúde foram as primeiras coisas da região.

Quem não gosta de futebol, nem de show, nem de estádio não pode morar aqui.

Acredito que uma das empresas públicas mais relapsas seja mesmo a CET. Deixa muito a desejar na fiscalização e permite que vários acidentes aconteçam por aqui.

Se as pessoas reivindicarem ao Palmeiras segurança própria, até concordo, mas querer perseguir e estagnar o crescimento do clube... Aí não.

Unknown disse...

Ah, já encomendei a minha vuvuzela, made in South Africa, para usar na inauguração da Arena. Pois é, o Bourbon é um shopping muito bonito, tem a maior tela de cinema do BR e com a arena ali vai ficar um lugar muito bonito. Não sou da ZO, nasci na ZN e me criei na ZL. Eu frequento o Palestra Italia há anos e lá tinha um pequeno shopping chamado Matarazzo, só uma vez entrei lá, não encontrei nada e sai. Fiquei um tempo sem ir a jogos e, de repente, me deparo com aquele shopping bonito e fiquei abismado como que um shopping feinho como o matarazzo tinha se transformado em um lugar bonito e agradável para se passear, fazer compras, etc. Olha, o pessoal do shopping só ganhou, ali, em dia de jogos, lota o shopping, lojas vendem mais, estacionamentos, etc. É uma burrice não querer a arena ali. Vejam quanto o comércio da região vai perder e o quanto de impostos tb.

Leonardo Lopardo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/08/alem-do-fielzao-kassab-ainda-sonha-com-arena-palestra-para-copa.html

Pelo jeito o homem quer fazer mais um jogo em SP, só isso explica o silêncio dos dirigentes do Palmeiras.

Fernanda Rodrigues disse...

Então... O Shopping Center Matarazzo era um centro de compras muito badalado em nossa região há uns 30 anos. Lá funcionava o melhor supermercado da região, um dos poucos na cidade que já tinha o perfil de hipermercado. Chamava Superbom.

Nós aqui da região passamos a chamar o Shopping Matarazzo de Superbom. Depois veio o Sonda, uma pista de patinação e as lojas que acabavam suprindo nossas necessidades imediatas.

Até que o Bourbon adquiriu o terreno e foi tirando os lojistas. Eles são parceiros do Supermercado Zaffari, um concorrente forte do Sonda lá no sul. Então virou uma guerra de "quem pode mais". Como o Sonda tinha contrato até 2002, o Shopping Matarazzo ficou 4 anos praticamente abandonado, esperando a saída do Supermercado. Você pode notar que o Mc Donalds que existe hoje ainda é o mesmo do tempo do Matarazzo, pq são proprietários do terreno.

Uma vez eu li um livro que dizia que o negócio do Mc Donalds não é hamburger e sim o ramo imobiliário. Pq são donos dos terrenos que se instalam. Acredito que isso seja verdade, pois o Mc Donalds se manteve incólume ao elefante que subiu ao seu lado.

O Bourbon é um ótimo Shopping, porém desafia às leis das proporções terreno x área construída. Eu também adoro ir lá hoje em dia, mas era contra obra tão suntuosa num terreno tão pequeno.

Mas já que subiu, acolhemos, frequentamos e procuramos evitar passar por lá em dias de vésperas festivas. Eu optei por andar a pé ou de ônibus. Mas paulistano em geral reclama do trânsito mas prefere morrer a ter que andar de ônibus. "É coisa de pobre", entende? :D Enquanto imperar essa mentalidade, vamos ter desapropriações, embargos de obras e tudo mais. Pergunte a um romano se ele anda de carro ou a pé? Se ele tem medo dos turistas? Ou se a cidade é violenta por circularem desconhecidos do mundo todo?

É questão de mentalidade de quem teme o novo, as mudanças e a necessidade de modificar seus próprios hábitos. O pessimismo tem muito disso em sua origem. É mais fácil olhar para meia dúzia de problemas do que para milhões de sorrisos e felicidades. A imprensa vende essa mentalidade.

Unknown disse...

Então, Fernanda, nesta época ninguém questionou a construção do Bourbon?

Fernanda Rodrigues disse...

Sim, foi questionado por essas mesmas associações de moradores e Conselhos de Segurança que estão aparecendo agora.

A inauguração chegou a ser adiada. Uma faixa foi colocada na entrada do Shopping informando o adiamento da inauguração. Tiveram que melhorar os sistemas de segurança, saídas de emergência, e afins. Houve protesto na porta da obra, piquete, etc.

Acontece que essas associações de moradores são formadas por poucas pessoas. Pouquíssimas mesmo. Quando há mais de 40 pessoas numa reunião é um milagre. E quando há, não são todas da associação. Tem a imprensa, os curiosos, os membros, etc. Geralmente as associações não têm mais que uma dúzia de membros.

Quando recolhem abaixo-assinados, aí sim ficam respaldados. Fora isso decidem o que acham que é melhor pra região, cobram a aplicação de leis, a adequação de projetos, etc.

Também inventam movimentos bacanas, como "Vizinhança Vigilante", "Meu vizinho tá de olho", etc. Só que é complicado falar por um bairro inteiro...

Só na minha rua moram umas 2.000 pessoas, de tantos prédios espalhados por 1,5 km. Imagine no bairro todo...

Mas o Bourbon foi questionado sim. Só que não adiantou nada. =)

Fernanda Rodrigues disse...

Obs: A reunião do Conseg Lapa é um caso especial. Acho que teve uma lá na SubLapa onde devia ter umas 100 pessoas. Bem lotada, mesmo. A Cleide tem um respaldo popular forte. Foi a reunião de todos os Consegs que já estive onde tinha mais gente.

Unknown disse...

Espero que o da Arena não adiante nada tb. Eu sei que o nosso direito termina quando começa o do outro mas eu vejo isso como perseguição msm. Ainda mais que envolve futebol e paixões clubísticas, ano de eleição e escolha para sede de copa do mundo.

Fernanda Rodrigues disse...

Eu também! A reunião do CADES acontece na SubLapa e também é aberta à comunidade. Só que no dia em que os visitei, só tinha eu e o jornalista do Jornal do Bairro. Era uma salinha pequena, estava a Soninha e os conselheiros. Acho que a comunidade nem sabe que pode participar. Eles divulgam no site da Sub.

Anônimo disse...

Esse é o novo blog da SubLapa: http://redelapa.wordpress.com/

Unknown disse...

Então esse pessoal não quer o progresso do bairro? que gente mais provinciana!!! E vcs o que acham agora do shopping, aliás dos dois shoppings, eles são necessários, trouxeram mais benefícios? Apesar de não morar ai e só ir em dias de jogos gosto muito desse lugar.

Fernanda Rodrigues disse...

Todo grupo é formado por pouca gente. Trabalham bastante, de graça, conseguem coisas bacanas pra todo mundo, e não são poucas as conquistas dessas pessoas.

Mas quando o caso é polêmico, dizer que está sendo porta-voz de um bairro todo destoa com a realidade.

Tentei argumentar sobre isso, o que me alegaram é que nós não temos noção do impacto nocivo que isso pode nos trazer: trânsito intenso, marreteiros, cambistas, pequenos furtos, carros estacionados em locais proibidos, barulho, consumo sem pagamento em bares, agressões físicas, morte e etc. etc. etc.

Também não estava na pauta pública do CADES.

Mas isso não foi decidido em reunião pública. Nem comunicado. Pq Julho teve férias e eu não faltei a nenhuma reunião de abril até junho.

Leonardo Lopardo disse...

http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/

http://blogdoquesada.blog.uol.com.br/arch2010-08-29_2010-09-04.html

Observem esse texto do Mauro Betting. cada absurdo que esses caras colocaram para a Arena

Fernanda Rodrigues disse...

É, além de "arena" remeter aos movimentos ditatoriais, também inspira os duelos medievais.

Acredito que nessa história toda, pelo que percebi, talvez o amadorismo supere a politicagem.

Anônimo disse...

A Solução

Gente

Sejamos objetivos. Todo mundo sabe da real intenção da meia dúzia de pessoas que são contra a Arena. Todos sabem que nesses 20 ou 30 dias, duas ou 3 pessoas se manifestaram contra a Arena e o resto a favor. Onde está esse abaixo assinado. É simples, reunir uma grande quantidade de assinaturas de pessoas do bairro e levar aos órgão que nos representa.

Você poderia fazer isso Fernanda?

Talvez deixar esse abaixo assinado em alguma loja do bairro e divulgar em Blogs, site, orkut etc

Unknown disse...

Realmente, o nome arena nos remete aos duelos medievais e ao partido que dominava o país na época ditatorial. Mas a palavra estádio vem de stadium que tb era uma arena medieval. Bem, história a parte eu quero dizer que moro no outro extremo da cidade mas eu a amo muito e quero o bem dela pois foi aqui que eu nasci. Tomara que tudo dê certo e ng saia prejudicado. Brigas, assaltos, calotes em bares podem acontecer mas vão acontecer com a arena pronta ou não.

Fernanda Rodrigues disse...

Eu posso ajudar a espalhar sim, pelo que li acho que já está sendo organizado por algum blog palmeirense. Se alguém puder me falar quem já está organizando eu ajudo com o maior prazer. A espalhar, a divulgar e posso entregar.

Mas minha dúvida é a seguinte: Vamos entregar esse abaixo-assinado a quem? Se é o Ministério Público que agora investiga a situação, se não cabe a nós a perícia técnica dos laudos que autorizam a obra, se o Conseg é ligado ao Governo do Estado e o CADES à Prefeitura da Cidade, a quem devemos entregar o abaixo-assinado? Ao Subprefeito Carlos Fernandes?

João disse...

O relatório de impacto no trânsito foi aprovado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no dia 20 de abril.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100820/not_imp597691,0.php


Vocês não vão conseguir melar a Arena.
Estamos organizando um manifesto ABSURDO contra essa meia dúzia, e pode apostar que vamos escancarar com essa sacanagem.

Se o Corinthians é amiguinho do Lula, o Palmeiras é do Serra, padrinho político do Kassab.

AGUARDEM.

João disse...

Mandamos quase 500 mensagens no e-mail do Kassab e do CADES em apenas dois dias.

Esse número tende a aumentar de maneira incrível até o fim do mês.

Repito: Se a Arena não sair, muita gente sofrerá as consequências.

Um projeto totalmente aprovado pela Prefeitura não pode ser barrado por um relatório sobre vuvuzelas.

Obs: O Palestra já teve públicos acima de 40.000 pessoas, sendo que a ampliação dará como capacidade 45.000.

TEMOS ARGUMENTOS CONTRA VOCÊS, ANTIS!

Unknown disse...

Boa, muito boa essa João!!! estou gostando de ver a mobilização da torcida do Palmeiras.

Fernanda Rodrigues disse...

Eu estava lendo o que o Jefferson escreveu lá no "lanostracasa" falando sobre a palhaçada e convocando aqueles que pagaram uma fortuna no jogo de despedida. Se vocês quiserem eu tirei uma foto dos preços, pq também achei caro =) http://ideiasoeste.blogspot.com/2010/07/palmeiras-e-boca-jrs-em-09072010.html

Anônimo disse...

Fernanda

O abaixo assinado é para mostrar que o Conseg não representa o opinião dos moradores, o que é claro.

Fernanda Rodrigues disse...

Pois, é. Eu tenho certeza disso. Não só pelo blog como pelas conversas com as pessoas que moram por aqui. Embora ainda seja uma amostra bem pequenininha num bairro com tanta gente, não me resta nenhuma dúvida que a maioria fica feliz com a ideia de ter um estádio moderno por perto, já que estamos acostumados com o Palmeiras e com o Pacaembu desde sempre.


Mas ainda tenho algumas dúvidas: Qual o teor da investigação? É uma representação assinada em nome dos moradores? Eu sei que existe a associação de bairro, mas ainda não descobri onde são as reuniões da Sra. Antonieta. E eu leio sempre os jornais de bairro.

Quem mora em São Paulo sabe que associações costumam ser formadas por poucas pessoas, pois esse tipo de organização não dá muito ibope em cidade grande. Geralmente o povo detesta até a obrigação de ir à reunião de condomínio, quanto mais participar de uma associação.

Não sei se o estatuto do Conseg nomeia os representantes como "porta-vozes" da região... Isso eu não sei. O que sei é que quem elege o Presidente e Vice-Presidente são os próprios membros do Conselho de Segurança. Para ser membro é preciso frequentar as reuniões, fazer um juramento, conhecer o estatuto, etc.

Não adianta querer aparecer na reunião e votar para eleger o representante ou tentar se candidatar, porque para isso tem que ser membro.

Aproveito a oportunidade para dizer que o CADES é um conselho formado por pessoas muito cultas porém eles não têm bem claro a própria metodologia de trabalho. Na reunião em que estive houve uma discussão entre os próprios membros. Parecia reunião de escola, onde um grupinho discutia quem vai falar o que no trabalho do 2o. bimestre. É isso mesmo: precário assim!

Já o Conseg é diferente, pois interage com vários órgãos públicos relacionados à segurança. Eu passei bastante tempo nesse fórum tentando explicar o que eles fazem, tentando aproveitar a oportunidade para mostrar à comunidade o que de bom eles nos oferecem. Mas confesso que estou um pouco cansada de fazer isso.

Acredito que eles não tenham interesse em falar sobre o trabalho deles nem sobre o Palmeiras, muito menos em saber o que a gente acha.

Acredito também que ao menos um e-mail de algum deles eu deveria ter recebido, por isso não vou mais me desdobrar em tentar explicar o "inexplicável".

Fernanda Rodrigues disse...

Tem aqui uma reportagem com foto quando do adiamento da inauguração do Bourbon: http://oglobo.globo.com/sp/transito/mat/2008/03/27/bourbon_shopping_pompeia_adia_inauguracao_congestiona_bairro-426558137.asp

João disse...

A Anna não é conselheira do São Paulo.
http://www.saopaulofc.net/v4/1NOVO2.asp?PLC_map_001_c=04.05.04

Fim da teoria conspiracionista.

O que torna a atitude dela comprovadamente desqualificada, já que analisou um projeto de maneira ERRÔNEA e sem conhecer a história do bairro.

Desde 1902 há o Parque Antárctica, sendo que virou estádio em 1933.

E em 1964, foi inaugurado o Jardim Suspenso, sendo que na década de 70 as arquibancadas seguravam 40.000 pessoas, num estádio ABERTO e SEM COBERTURA.

Como que uma Arena FECHADA E COBERTA poderia ser pior que o atual Palestra Itália?

Sinceramente, estou com VERGONHA desses órgãos públicos.

João disse...

Como alguém tem coragem de vetar isso?
http://www.youtube.com/watch?v=bdxcvopj2yY

Essa Arena vai valorizar DEMAIS o bairro, meu!

Lembrando que essas exigências que o CADES mandou fazem parte do primeiro Comunique-se do ano. Vai me dizer que não é jogo político?

Estamos em Setembro praticamente, e o PRIMEIRO despacho do órgão no ano é justamente contra o projeto do Palmeiras.

Fernanda Rodrigues disse...

Pois é... Acredito que tenha jogo político sim, mas como já disse desde o começo, não por parte do Conseg. O trabalho deles é outro.

O fato é que uma única Delegacia e um único Batalhão tinham que gerenciar o Palmeiras e o Pacaembu. O único caso na cidade onde isso acontece é na nossa área.

As ocorrências em dias de jogos são centenas e ficava difícil gerenciar os estádios e o policiamento da região ao mesmo tempo.

Por isso foi criado um novo batalhão. Assim o Pacaembu ficou sob responsabilidade de um e o Palmeiras de outro. Esse é um assunto específico, diretamente relacionado ao Conseg, que realmente procura primar pela melhoria da nossa segurança.

Agora quando falamos em Prefeitura, aí o assunto muda de figura.

Tiéte disse...

Ai ai o melhor dessas reuniões eh q o delegado é um g-a-t-o. (Precisava dizer isso, com todo o respeito) @@

Fernanda Rodrigues disse...

.... é verdade! Nosso dr. é popstar, tipo Bonjovi. Por falar nisso, bem que o show do Bon Jovi poderia ter sido aqui no Palestra. Pena. :(

Leonardo Lopardo disse...

Abaixo Assinado

O abaixo assinado oficial dos moradores da região que são a favor da Arena Palestra pode ser assinado no seguinte endereço:

Loja Esportemania
Rua Turiassú, 1841 (em frente ao Portão do Palmeiras)

Por favor, ajudem a divulgar e acabar com essa maldade que estão fazendo com nosso bairro.

João disse...

http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebol/brasileiraoseriea/2010/08/verdao-detona-exigencias-para-liberacao-da-arena.html

Ouçam o áudio.

É JOGO POLÍTICO, SIM!
Outra coisa, estamos ganhando mídia.

Unknown disse...

Olha só, talvez a arena PI possa até ser local para alguns jogos da copa de 2014. Lembrando: dois mil e quatorze é o ano do centenário do Palmeiras e é intenção da diretoria receber a Squadra Azzurra. Seria fantástico. Duvido que os moradores não gostariam de ser uma das sedes da copa ou de ser a sede da azzurra.

Leonardo Lopardo disse...

João, Jefferson e Fernanda

Ajudem a divulgar o abaixo assinado, precisamos de um instrumento legal para mostrar a nossa força. Sacanagem todo mundo sabe que é, mas precisamos fazer algo, e isso já está sendo feito em várias frentes.

Cesar disse...

Fernanda e amigos do Blog, ouçam o áudio do link enviado pelo João!! Meu pai estava ouvindo a Jovem Pan na hr e veio me falar, eu já tinha ouvido tbm...

Pelo que eu ouvi e li de sábado pra cá, está cada vez mais EVIDENTE que td isso passa de um jogo político!!

Mas, ao que parece, não é politicagem pura e simplesmente para "prejudicar o Palmeiras", mas sim para BENEFICIAR O CORÍNTHIANS!!

Resumindo, a história seria essa: Quem acompanha futebol sabe da recente aliança entre o presidente do Corínthians Andrés Sanches e o presidente da CBF Ricardo Teixeira, tanto que Andrés foi o Chefe da Delegação da Seleção na Copa do Mundo esse ano...

Teixeira e Andrés articularam TUDO para tirar o Morumbi da Copa, e de quebra fazer um estádio para o Corínthians, estádio esse que seria para a abertura da Copa, sendo que não foi à toa que a CBF aprovou o estádio sem ao menos existir um projeto, uma garantia financeira, se baseando apenas na "credibilidade" de Andrés Sanches, como foi dito pelo própio Ricardo Teixeira!!

Para viabilizar esse projeto, Teixeira contou com o apoio de Lula, que INTERMEDIOU a "negociação" com a empreiteira Odebrecth, ofereceu um FINANCIAMENTO DO BNDES, e ainda ofereceu ISENÇÕES FISCAIS ao Corínthians durante a construção do estádio...

Cesar disse...

Continuando...
Como se não bastasse isso, a Odebrecth (famosa empreiteira do Governo Federal), está negociando para que os valores a serem pagos pelo Corínthians sejam feitos na forma dos "naming rights", que são os valores usados por empresas para utilizar seu nome no nome principal do estádio, como se por exemplo, o Palmeiras cedesse os "naming rigths" da Arena Palestra para a empresa de telefonia TIM, e a Arena seria chamada de Arena Tim Palestra Itália...

Aí vcs perguntam, e o que o Palmeiras tem a ver com isso?? Pois bem, Ricardo Teixeira articulou junto ao Prefeito Gilberto Kassab, para que as obras da Arena Palestra FOSSEM DIFICULTADAS, adiadas a tempo de o estádio corinthiano ser lançado e que o projeto começasse a se desenvolver a ponto de o estádio começar a ser construído antes da Arena Plestra!!

Isso seria feito pois o projeto da Arena Palestra Itália é o ÚNICO NO BRASIL que já tem tudo acertado para começarem as obras, é um projeto antigo em relação aos outros e curiosamente sequer vem sendo COGITADO para receber jogos da Copa, o que poderia "dificultar" de alguma forma a aprovação da nova Arena corinthiana junto a FIFA e demais órgãos por exemplo, pois a coisa ficaria mais ou menos assim, em bom português: "Pra que vcs querem construir um estádio novo na cidade se já está sendo construído um dentro dos padrões??"!!

Com essas "incertezas" jogadas no ventilador sobre a Arena Palestra e a semana do centenário do Corínthians, era o cenário perfeito para o lançamento de uma nv Arena, tanto que ela já foi lançada como sendo OFICIALMENTE O LOCAL DA ABERTURA DA COPA, sendo que até um dia antes o projeto sequer existia!!

Cesar disse...

Bom, pode parecer outra "teoria da conspiração", mas os fatos estão aí para serem analisados, e diante da conjuntura, esse vem sendo o raciocínio mais lógico da situação e não é apenas um torcedor que está levantando essa "hipótese", é algo que jah circula na imprensa e começa a colocar os pingos no is...

Por fim, fiquem tranquilos, apesar de tds essas palhaçadas: NOSSA ARENA IRÁ SAIR SIM!! Td vem sendo feito para agradar as politicagens sujas das pessoas que comandam o Futebol e a política brasileira, esperem até Outubro quando acabarem as eleições, e tenho certeza que tds essas especulações irão acabar!!

Mas, apesar de td isso, as movimentações dos moradores DEVEM CONTINUAR!! A "justificativa" para as sujeiras não significa que devemos aceitar td isso calados, as autoridades precisam saber que antes de qualquer interesse político existem Palmeirenses interessados no bem do Clube e MORADORES INTERESSADOS NO BEM DA REGIÃO!!

Parabéns as pessoas que tiveram a inciativa do abaixo-assinado, tenho certeza que os moradores da região irão se mobilizar e a Arena Palestra Itália vai sair na marra...

Apenas me vi na obrigação de compartilhar e interpretar com vcs as notícias que vem sendo divulgadas nos últimos dias...

Abraços a todos

Leonardo Lopardo disse...

Boa Cesar

Perfeito seu texto. Agora vamos pressionar as autoridades e mostrar a nossa força. Se alguém conhecer algum jornalista esportivo, acho que nos ajudarão a divulgar o abaixo assinado.

Fernanda Rodrigues disse...

Eu vou passar na ESPN e deixar uma cartinha na portaria para o Antero Greco. Ele ontem tava falando sobre isso, que acha um absurdo estarem complicando a vida do Palmeiras.

Ele é palmeirense e mora aqui no bairro. E a ESPN também é aqui pertinho.

E tem o Paulo no twitter: http://twitter.com/pauloamigao

João disse...

Segundo o blog do Alex Müller, o Belluzzo mantém contatos diários com o Kassab, e deu prazo até o dia 15 de Setembro para liberarem o Alvará.

Caso não emitam até essa data, o Palmeiras vai convocar coletivas e entrar com processos contra essas pessoas.

BOA, BELLUZZO, ASSIM QUE SE FAZ.
http://kigol.com.br/alexmuller/post/belluzzo-pressiona-prefeitura-por-arena-e-pierre-promete-voltar-a-ser-o-velho-guerreiro

Fernanda Rodrigues disse...

Vou comunicar a existência do abaixo-assinado ao Jornal Nosso Bairro, Jornal da Gente, Daqui Perdizes e Cleverbil.

Natan disse...

Moro há 40 anos na região onde realmente já existe, antes da ARENA um trânsito prá lá de caótico.
Porém, impedir ou tentar sufocar o talento do bairro é como tentar segurar o vento.
O que precisamos não é parar de crescer e sim cobrar dos órgãos responsáveis que se invistam em infra-estrutura
Que venha a ARENA e qualquer outro grande empreendimento e que os governantes façam sua obrigação.
Dona Ana esta completamente equivocada e sem noção da época em que vive.
Infelizmente essa mentalidade ainda existe e devemos combate-la sempre, impedir o crescimento para faciltar a omissão dos governantes.
Sinto que há outra intenção por trás de um movimento tão descabido como esse.
O que seria do mundo se todos pensassem de forma tão retórica como Dona Ana?
Um colar de melancias teria um efeito melhor e mais racional para que quer se destacar.
Se quisesse mesmo melhorar a região usaria a vinda da nobre ARENA como forte instrumento de reivindicação, aí sim ganharia apoio inteligente.

Anônimo disse...

Não conheço essas pessoas e fiquei sabendo de tudo com essas discussões. O que pude perceber é que essas pessoas foram no mínimo inteligentes: Ao promover entraves para a Arena Palestra Itália ajudaram o Corinthians a ganhar seu próprio estádio. Isso aliviará os jogos no Pacaembu, então conseguiram matar dois coelhos numa cajadada só.

Dr. Henrique W Vieira disse...

Bem pensado! Mas se o raciocínio foi esse o tiro saiu pela culatra! O Corinthians saindo daqui deixa o estádio do Pacaembu livre para abrigar shows barulhentos, encontros de multidões religiosas, raves, congressos de sindicatos e outras infernarias que incomodam o trânsito até em dias de semana. O Conseg Perdizes-Pacaembu querendo proteger os moradores Perdizes infernizará os do Pacaembu. Contando que atualmente os shows do Palmeiras podem ser ouvidos no Pacaembu e vice-versa, boicotar a Arena que vai ser um anel bem mais silencioso foi a coisa mais insensata -> para não dizer outra coisa.

Leonardo Lopardo disse...

Boa pessoal

Vamos divulgar o abaixo assinado e tornar realidade a nossa Arena.

Lembrando o endereço. Rua Turiassú, 1841 em frente ao Palmeiras na loja Esportemania.

Anônimo disse...

O Palmeiras está ali há 50 anos. A senhora Anna e os membros do CONSEG se nçao eram nascidos, eram crianças.

O estádio sempre recebeu jogos e festas. E ele fez a cara e o orgulho de Perdies.

Agora chega esse povo, mal intencionado, querendo barrar o crescimento natural dessa instituição que sustentou o bairro por tantos anos. É um crime.

Vocês deveriam ser processados por danos morais, como o Belluzo já avisou.


Vocês estão atravancando o crescimento de um ser vivo, de um clube internacional.

E anos antes permitiram contruções abusivas que hoje superlotam as ruas do bairro.

Meus caros, vocês estão matando a Sociedade Esportiva Palmeiras, e pagarão por isso.

Unknown disse...

Hj o promotorzinho que quer ter seus quinze minutos de fama falou à JP. Só com pressão popular essa arena passará. Tem que divulgar bastante na imprensa e usar de todos os artifícios para que consigamos ter essa arena. Realmente, tem gente demais usando o Palmeiras pra se promover, dentro e fora dele.

Anônimo disse...

os moradores da regiao da pompeia sabem [ vi ou li isso ,nao me lembro mais ] que violencia e conforto dos estadios tem uma relaçao muito estreita ???? mais aconchegante , mais conforto , melhor tratamento que os fans resebam no estadio , diminuira muito a violencia dentro e fora de campo . seria entao uma estupidez muito grande os moradores da regiao serem contra . resumindo , so vejo beneficios com a nova arena pi . SERIA UM ASSUNTO BOM PARA .ESSES [ CADES ] DEFENSORES DA POPULACAO [ OS HIPOCRITAS ] DISCUTIREM NESSAS REUNIOES ... pra terminar quero dizer que esse campo do pi teve o primeiro jogo de futebol em SP em 1903...

Pepe disse...

Então pelo o que eu entendi esse assunto do estádio não foi discutido em nenhuma reunião pública do CONSEG? Então a representação não é legal nem legítima!

Giovanotti disse...

Bem lembrado, Pepe! Eu tenho muita curiosidade em saber há quantos anos essas pessoas desses CONSELHOS moram aqui no bairro. Que não são representantes legítimos já tenho certeza, mas agora quero saber se conhecem nossa região. O Palestra é nosso Centro Histórico, nosso tesouro!

Anônimo disse...

e jah q esse povo quer o bem do nosso pedaço, eles que ajudem tambem a divulgar... jah q ninguem vai assinar mesmo, né?

Leonardo Lopardo disse...

Fernanda

Duas coisas

1º) Você sabe como está a divulgação do abaixo assinado. Avisei bastante gente, mas esses dias não estive em SP

2º)O Conseg tem alguma ata de reunião sobre a Arena? Seria interessante termos mais informações sobre essa decisão.

Fernanda Rodrigues disse...

Oi, Leonardo!

Hoje minha amiga informou no orkut nas comunidades da Pompeia, Perdizes, Lapa, Vila Romana e Sumaré.

Eu enviei e-mail pro Jornal Daqui Lapa e avisei o Antero Greco pelo twitter. Também participei a existência do abaixo-assinado ao Jornal da Gente.

Amanhã vou informando ao resto da imprensa local.

O Conseg sempre produz atas e as lê publicamente, na reunião subsequente. Como já disse aqui no blog, eu participei de três reuniões no primeiro semestre: junho/maio/abril, e essa decisão não foi lida nem conversada em nenhuma delas.

Um morador avisou que a Arena já estaria aprovada, mas ninguém da diretoria se manifestou. O que foi conversado lá num desses encontros foi a ideia de impedir que os jogos fossem tão tarde, briga essa já travada anteriormente pelos políticos e emissoras de TV. E sobre esse assunto algumas ideias foram propostas, como fazer um grande abaixo-assinado, convidar os cartolas do futebol para reuniões e por aí vai.

Em julho não recebi aviso de reunião então supus que estivessem em férias. A de agosto eu perdi, mas a história da promotoria veio antes disso.

E é isso. =)

Anônimo disse...

Quem tá organizando o abaixo assinado??

Dr. Passatempo disse...

"Palmeiras com direito de imagem atrasado. Isso é ruim para os jogadore e ruim para a diretoria, pois dá munição para oposição reacionária." @anterogreco twitter

Cesar disse...

Vejam essa imagem publicada no Blog Cruz de Savóia: http://cruzdesavoia.wordpress.com/

Provavelmente esse panfleto será distribuído pela cidade e o Seu Cruz (dono do Blog) está divulgando!!

Eu já salvei a imagem aqui e vou enviar por e-mail para os meus contatos!!

Tinha pensado em enviar um e-mail pra ESPN tbm Fernanda, afinal, eles tbm estão no bairro, vou fazer isso...

Todos tem que ver que não há motivos para tantos entraves na construção da Arena, as desculpas dadas até agora foram tds desmentidas, o Palmeiras já fez td o que tinha que fazer!!

Eles verão o que é mexer com o povo!!

Anônimo disse...

Nessa semana foi liberada a grana para a construção do Monotrilho que passará pelo estádio da vila sônia. Pasmem: A obra contará com financiamento exclusivo destinado as obras relativas a Copa 2014. Ué, mas o Morumbi não vai ter jogos da copa.

E CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA INVESTIGAR USO IRREGULAR DESSE FINANCIAMENTO, QUE DEVERIA SER APENAS PARA OBRAS DA COPA???????

Anônimo disse...

Abaixo Assinado

Até agora poucas assinaturas.

Não adianta escrever aqui e ficar torcendo de casa pessoal. Vamos comparecer.

Fernanda Rodrigues disse...

Eu vou amanhã.
Ah... esqueci de dizer que nessas reuniões, pelo o que eu saiba, não existem votações que não sejam para escolha de membros. As listas de assinaturas são apenas listas de presença.

Leonardo Lopardo disse...

http://terceirotempo.ig.com.br/noticia/Palmeiras_estuda_como_construir_Arena_sem_laudos_completos-31214

É por isso que precisamos assinar o abaixo assinado, com todo respeito as outras formas de viabilizar a Arena.

Anônimo disse...

Desculpem a sinceridade: ñ seria o Palmeiras o maior interessado em espalhar esse abaixo assinado??? Além disso se eles espalharem pelo clube e pelas bancas não vão recolher assinaturas + rapido???

Fernanda Rodrigues disse...

Acho uma ideia legal o Palmeiras sair por aí espalhando a lista. Uma porque eles têm boa verba e infra-estrutura e outra porque são os grandes interessados.

A própria loja também poderia distribuir panfletos pelo bairro e atrairia clientes.

Eu lembrei do Paulo Bonfá da MTV, que também é aqui pertinho. Um dia eu encontrei com ele na igreja da Pompeia e ele tava vestindo a camisa do Palmeiras. Quem sabe ele nos ajuda?

Anônimo disse...

O pessoal de comunicação do Palmeiras está sabendo. Eu sinceramente acredito que entre Kassab e Belluzo esteja tudo certo, pois eles estão muito calmos com a situação grotesca.

Fernanda Rodrigues disse...

É sim, as coisas devem estar bem encaminhadas. Eu vi no twitter da turmadoamendoim fotos desse final de semana e pelo jeito devem faltar poucos detalhes!

Cesar disse...

Pessoal, também acho que alguma coisa já está sendo feita e acredito que em breve as palhaçadas irão acabar!!

Quem esteve presente no Pacaembú Domingo pôde ver que a Torcida do Palmeiras está unida e mobilizada pela causa, além de panfletagem foram colocadas várias faixas de protesto, além de vários coros que ecoaram no Pacaembú que o Kassab jamais vai esquecer!!

A mobilização na Mídia Palestrina tbm está mto forte, várias "correntes" de protestos se formaram em alguns e-mails de contato da Prefeitura, pode parecer pouco mas já é alguma coisa...

Com relação ao abaixo-assinado, acho que o Palmeiras só vai se envolver "oficialmente" se a coisa demorar a ser resolvida, penso assim pq para a Diretoria tomar alguma decisão benéfica e rápida sempre se demora demais!! Talvez se os moradores procurassem mais a Diretoria e mostrarem que a maioria está do lado do Palmeiras eles se animem mais...

Mas ainda assim é uma situação complicada, pq por exemplo, digamos que o Palmeiras coloque o abaixo-assinado na porta do Pacaembú em dia de Jogo, com certeza serão coletadas mto mais assinaturas de quem não mora na região, e pode ser que isso tire um pouco da "credibilidade" do manifesto perante o CADES e o Conseg por exemplo, que dirão que a motivação daquilo foi apenas clubística e não social!!

Eu msm, estou sempre por ali mas não moro na região, então acho complicado eu assinar esse abaixo-assinado e ao invés de ajudar acabar prejudicando...

Talvez seria melhor procurar comerciantes da região, padarias, restaurantes, bares, para que ajudem a divulgar para os moradores, pois acho que a maioria dos que já sabem do abaixo-assinado foi pela internet...

A imprensa tem dado atenção a isso tbm, e vem mostrando na última semana que existe uma mobilização popular...

Vamos esperar pra ver o que acontece daqui pra frente...

Anônimo disse...

Essa galera ke ker ferra o Palestra dev se du tipu q interna mãe nu asilu.

Fernanda Rodrigues disse...

A discussão sobre esse assunto está bem melhor nesse link: http://www.lanostracasa.com.br/index.php/2010/08/28/esclarecendo-a-situacao/

Anônimo disse...

http://www.jornaldagente.inf.br/materias/materias.asp?materia=5229

Engraçado. Moro no bairro há 30 anos e a única Maria Antonietta que conheço é a Chiquinha do Chaves.

Fernanda Rodrigues disse...

Olha, só, que bacana ter saído no Jornal da Gente! Essa matéria também está na versão impressa, o que melhora a credibilidade de nossa enquete, já que quem é contra a Arena e mora no bairro já sabe que têm esse espaço para expressar sua opinião. Dona Maria Antonieta é Presidente da Associação mas não sabemos quantos moradores fazem parte nem quando e onde são as reuniões. Talvez esses encontros merecessem mais divulgação para melhorar a amostragem de opiniões. Da última vez que li, aconteciam num espaço da Prefeitura, lá na curvinha da Sumaré com a Turiassú.

Leonardo Lopardo disse...

http://bisbilhotagem.blogspot.com/2010/09/da-serie-gente-que-gosta-de-sentar-na.html

Interessante para esclarecer a atual situação da Arena.

Anônimo disse...

Cerco

A Associação Amigos da Pompeia encaminhou ao Ministério Público uma representação contra as obras da Arena Palestra. O dossiê contém fotos que, segundo os autores, mostram que a região não comporta um estádio para 45 mil espectadores, como consta do projeto palmeirense. A Promotoria anexou o material ao inquérito em andamento que nasceu de denúncia do Conselho de Segurança de Perdizes.

Ilhados. Um dos principais argumentos da associação é que, com o grande influxo de torcedores, em dia de jogo os moradores irão ficar sem acesso para Lapa, marginal Tietê e Centro.

A pé. Os moradores dizem que não são apenas os carros que prejudicam, mas a algazarra dos torcedores, que ocupam as ruas e atrapalham o trânsito de veículos.

Exemplo. Por fim, liderança da associação pergunta por que o Palmeiras não ergue sua arena em um local distante, como é o caso do Corinthians. Dizem que, se fizer isso, não prejudicará o trânsito de área já saturada.

fonte: Folha SP

Fernanda Rodrigues disse...

Realmente eu gostaria muito de saber por quantas pessoas essa associação é composta. Se essas pessoas são tão altruístas por que ninguém até agora apareceu para conversar com a gente? Realmente acredito que defendam interesses próprios, não devem gostar do Palmeiras, nem de futebol, nem shows. Falar em nome dos moradores é complicado, né? Ainda mais para quem não tem disponibilidade sequer de vir conversar com a gente. Tirar o Palmeiras da Pompéia... Eu já tinha percebido essa intenção em alguns comentários e conversas... Acho que se eu continuar escrevendo sobre isso vou começar a escrever palavras deselegantes.

Anônimo disse...

Arena Palestra renderá R$ 90 milhões por ano ao Palmeiras e à WTorre

A Arena Palestra Itália, complexo multiuso que será construído pela WTorre no terreno do Palmeiras, na zona oeste de São Paulo, deverá render R$ 90 milhões por ano em aluguéis de lojas, camarotes e patrocínio de área.

Essa é a estimativa do Palmeiras e da WTorre para o complexo, que começará a ser construído nas próximas semanas. O espaço terá capacidade para até 45 mil torcedores, divididos em dois anéis, além de 197 camarotes, lojas e restaurantes.
"Queremos fazer do lugar um espaço de entretenimento 24 horas, para shows, lojas de conveniência, festas e camarotes, que poderão ser usados como salas de reunião mesmo fora dos dias de jogo", diz Bruno Laskowsky, diretor-geral da WTorre Properties, encarregada da obra.

Pelo acordo, WTorre e Palmeiras dividirão as receitas por 30 anos, prazo de concessão da Arena à WTorre. O clube terá participação crescente na receita com aluguéis em todas as propriedades sob gestão da WTorre, como camarotes, restaurantes e lanchonetes. A participação pode variar de 5% a 20% e crescerá a cada cinco anos.

"Será uma fonte importante de receita extra para o clube", disse à Folha o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo. A renda dos jogos do Palmeiras será integralmente do clube e não está nos cálculos.

A construção da arena demandará R$ 300 milhões. Segundo a WTorre, 50% já foram levantados com o Banco do Brasil. O restante será negociado a partir dos próximos meses com investidores externos e recursos próprios.

DIREITOS DE USO

A Traffic, empresa contratada pela WTorre para fazer a comercialização de patrocínios da arena, está em fase final de negociação dos "naming rights" para dar um novo nome ao estádio.

O contrato seguirá os padrões de diversos estádios europeus, onde grandes empresas dão seus nomes ao estádio e remuneram o clube.
"Três empresas já pediram para ver o modelo de contrato", diz Mauro Holzmann, diretor de novos negócios da Traffic. A empresa também negocia os cinco principais patrocinadores da arena e a venda de camarotes.

O início das obras depende de alvará de execução da Secretaria Municipal de Habitação. Segundo o órgão, dois documentos -um de impacto na vizinhança e outro sobre as áreas verdes- ainda não foram entregues
Autor/Fonte: Folha Online | Edição: Giovanna Jael

Anônimo disse...

Arena Palestra renderá R$ 90 milhões por ano ao Palmeiras e à WTorre
A Arena Palestra Itália, complexo multiuso que será construído pela WTorre no terreno do Palmeiras, na zona oeste de São Paulo, deverá render R$ 90 milhões por ano em aluguéis de lojas, camarotes e patrocínio de área.
Essa é a estimativa do Palmeiras e da WTorre para o complexo, que começará a ser construído nas próximas semanas. O espaço terá capacidade para até 45 mil torcedores, divididos em dois anéis, além de 197 camarotes, lojas e restaurantes.

"Queremos fazer do lugar um espaço de entretenimento 24 horas, para shows, lojas de conveniência, festas e camarotes, que poderão ser usados como salas de reunião mesmo fora dos dias de jogo", diz Bruno Laskowsky, diretor-geral da WTorre Properties, encarregada da obra.

Pelo acordo, WTorre e Palmeiras dividirão as receitas por 30 anos, prazo de concessão da Arena à WTorre. O clube terá participação crescente na receita com aluguéis em todas as propriedades sob gestão da WTorre, como camarotes, restaurantes e lanchonetes. A participação pode variar de 5% a 20% e crescerá a cada cinco anos.

"Será uma fonte importante de receita extra para o clube", disse à Folha o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo. A renda dos jogos do Palmeiras será integralmente do clube e não está nos cálculos.

A construção da arena demandará R$ 300 milhões. Segundo a WTorre, 50% já foram levantados com o Banco do Brasil. O restante será negociado a partir dos próximos meses com investidores externos e recursos próprios.

Unknown disse...

Fernanda

Eu venho dizendo isso faz tempo. Infelizmente nosso abaixo assinado não tem o número de assinaturas que eu gostaria, mas com certeza é mais representativo que a opinião de duas ou três pessoas.

Senhora Anna Sales, Carlos Eduardo e Maria Antonieta são contra o desenvolvimento do bairro. Espero que coloquem a mão na consciência e sejam justos com o bairro que dizem representar.

Fernanda Rodrigues disse...

Então, Andréia, já que esse povo gosta tanto de leis, eu também gostaria de saber se é legal utilizar o nome de Associação de Amigos da região tal, onde moram milhares de pessoas, e levar à opinião pública uma postura que não reflete em absoluto o que a maioria pensa. Acho que a enquete e até mesmo o abaixo-assinado, que na semana passada já contava com bem mais nomes do que costumam haver nessas reuniões demonstram bem isso. E não é dizer que nosso blog não recebe visitas dos moradores, porque o Jornal da Gente divulgou o site e ele está aberto a receber todo tipo de opinião. Onde estarão os milhares de moradores que rejeitam a Arena? Eu só conheço meia dúzia deles.

Unknown disse...

Associação Amigos de Vila Pompéia
Presidente: Maria Antonieta de Lima e Silva
Endereço: Rua Caraíbas, 208 - Pompéia - São Paulo - Cep: 05020-000
Tel: (11) 3873-1881

Segue o contato das pessoas que nos representam.

Leonardo Lopardo disse...

Fernanda

Uma sugestão.
Temos um abaixo assinado com um nº X de assinaturas que sabemos que é infinitamente superior aos 3 ou 4 integrantes que dizem representar o bairro. Poderíamos apresentar o abaixo assinado em uma reunião dos "Amigos" do bairro, Conseg ou qq outra instituição que já conhecemos as intenções e exigir que nos mostrem a ata de reunião que comprove o número de pessoas presentes e os motivos dessa medida junto ao Ministério Público. Está na hora de exercermos a nossa cidadania. Seria interessante que um advogado nos orientasse.

Leonardo Lopardo disse...

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100913/not_imp608925,0.php

Pergunta para uma criança de 5 anos.

O que é pior, um bairro de 11000 habitantes atualmente receber mais 30000 moradores em 5 anos ou um estádio que existe há décadas receber eventos para 30000 pessoas em média, uma vez por semana.

Fernanda Rodrigues disse...

Então, Leonardo... O trabalho dessas associações ou conselhos é observar e relatar os eventos e cobrar o cumprimento da lei. Nesse ponto, podem entrar com as representações que quiserem, porque exigem medidas que observem as leis vigentes e que atendam às necessidades que julgam urgentes ou trabalham no sentido de prevenir problemas futuros. Eles estão exercendo um direito que lhes cabe. O abaixo-assinado é um instrumento de apoio ao Palmeiras, mas não tem nenhum valor legal. O Palmeiras e a construtora é que vão ter que se entender com a Prefeitura. O Cades é formado por servidores públicos então já são nossos representantes. O Conseg age com o apoio do delegado, que é membro efetivo. Ele é nomeado para cuidar de nossa região. Então acredito que caiba a nós apenas torcer para que dê certo. Mas o Palmeiras está retirando as cadeiras, reformando as quadras. Já têm certeza que vão conseguir reformar. Senão não estariam fazendo isso. Dentro do próprio Palmeiras há correntes políticas que trabalham contra a viabilização da Arena. E quando penso nisso até me sinto boba por torcer por esse ou por aquele, porque no fundo, no fundo, tem um monte de gente se dando bem com essa história...

Unknown disse...

Eu escrevi isso aqui msm neste forum, que um dia iriam querer tirar o Palmeiras de onde ele sempre esteve. É o cúmulo isso. O Palmeiras tem que estar bem alicerçado, com políticos poderosos para lutar contra essas associações que se dizem representantes do bairro. São muito "topetudos", chegaram depois e ainda querem mandar.

Fernanda Rodrigues disse...

Engraçado que eles querem impedir que o barulho seja menor, que o metrô chegue mais rápido, que os comerciantes e investidores da região sejam beneficiados... Vale lembrar que a maioria dos que têm imóveis de aluguel nessa região, são moradores da região. Mas isso passa batido para eles, porque o que interessa é defenderem uma ideia própria, sem pensar se estão prejudicando alguém. É uma mentalidade bem brasileira focar só nas coisas ruins e ignorar as milhares de coisas boas que vêm junto. É preciso nunca perder de vista que estamos na capital do coração do Brasil. E quase no centro... Não tem como querer se isolar.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 211   Recentes› Mais recentes»