quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arena do Palmeiras é alvo da Promotoria

11/08/2010 - 07h00
(Folha Online)

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

O Palmeiras largou na frente para tentar sediar jogos da Copa de 2014 com a construção de sua arena multiuso, mas sua corrida deve ser com obstáculos.

Provocado por moradores da região do estádio, o Ministério Público abriu investigação para apurar quais serão os impactos da implantação da arena para 45 mil espectadores e pode até solicitar a suspensão das obras.

A Promotoria de Habitação questionou prefeitura, Palmeiras e WTorre (responsável pela obra) sobre se houve estudo prévio de impacto de vizinhança, exigido em obras de grande porte, mas ainda não recebeu resposta.

"A gente vai exigir é a realização de estudo, a mitigação dos impactos e, se for o caso, a alteração do projeto, até que se demonstre que aquela região comporta um equipamento desse porte", disse o promotor José Carlos Freitas.

A Arena Palestra Itália, como será batizada, passou a ser opção para a Copa após a Fifa descartar o Morumbi.

Para a presidente do Conselho de Segurança de Perdizes/Pacaembu, Anna Cláudia de Salles, autora da representação à Promotoria, não há dúvidas de que a região não comporta a arena.

"Essa obra vai acabar com a nossa região. Os moradores já sofrem muito, a região não comporta mais isso", disse.

O temor dos moradores, segundo ela, além da ampliação da capacidade em cerca de 50%, é com o fato de que os R$ 300 milhões a serem investidos pela WTorre deverão ser recuperados também à base de muitos shows. "Eles vão ter de fazer show todos os finais de semana."

No início do mês, Bruno Laskowsky, diretor-geral da WTorre, aumentou o receio. "Queremos fazer do lugar um espaço de entretenimento 24 horas, para shows, lojas de conveniência, festas e camarotes, que poderão ser usados como salas de reunião fora dos dias de jogo."

QUESTIONADOS

O Palmeiras não comentou a investigação ontem. "Os questionamentos enviados pela Folha são os da Promotoria. À Promotoria daremos as respostas."

A WTorre declarou que responderá ao Ministério Público no prazo definido e que fez o estudo de conforto acústico e o relatório de impacto de vizinhança, o qual diz tramitar hoje na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A empresa admite que a obra não teve início por esperar o alvará de construção.

211 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 211 de 211   Recentes›   Mais recentes»
Dr. Passatempo disse...

Esses conselhos de segurança deviam correr atrás dos corretores de imóveis que ficam pelas ruas apavorando os velhinhos falando que as casas todas estão vendidas e eles vão ter que arrumar outro lugar pra morar.

Anônimo disse...

Se a Arena não sair O Belluzo avisou que os responsáveis vão pagar. Tenho certeza disso.

Leonardo Lopardo disse...

Será?


http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=2995

Anônimo disse...

TEMOS QUE DAR UMA FORÇA PRO LUIZ GONZAGA BELLUZZO [ foi quem mais brigou para que a arena se tornasse uma realidade , sem falar que a era parmalat se deve muito a ele , pois ele articulou a vinda da empresa ] vamos mardar mensagens de apoio . http://www.palmeiras.com.br/noticias/2010/09/23as19h22-id3383-mande+seu+apoio+para+o+presidente+belluzzo.shtml

João disse...

ESCLARECIMENTOS – LICENCIAMENTO PALMEIRAS

As complementações ao Relatório de Impacto de Vizinhança foram entregues pelo Palmeiras em 09/09 e o estudo de ruídos no dia 22/09. A Câmara Técnica do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já vinha analisando todos os dados apresentados neste período e hoje aprovou o RIVI que deve ser publicado no Diário Oficial no início da próxima semana e será enviado para a Secretaria de Habitação que dará a autorização para o início da obra.

O parecer prevê exigências e recomendações que devem ser obedecidas durante a obra e no funcionamento da Arena. São orientações como:

1) Resíduos de construção civil e movimentação de terra que devem cumprir a legislação existente (Resolução CONAMA 307/02, Resolução SMA 41/02 e NBR 15113/04.

2) Combate a enchentes através de medidas de contenção de águas pluviais de modo a não agravar os problemas de drenagem da região e cumprir a legislação vigente (Lei 13276/02)

3) Finalmente, quanto ao ruído, foi aceito o estudo condicionado às apresentação das possíveis medidas mitigadoras no decorrer da obra e, é claro, a Arena funcionando deverá cumprir as metas do estudo apresentado pela empresa contratada.



FIM DA NOVELA!

O Palestra soube levar de vencida e mostrou que de fato é Campeão!

Leonardo Lopardo disse...

Arena aprovada!

Saiu no diário oficial hoje. É possível ver com mais detalhes no site www.lanostracasa.com.br

Os 95% a favor da Arena desse site e de todo o bairro estão de parabéns por essa conquista, pois todos se esforçaram para reverter essa injustiça, em especial a Fernanda!

João disse...

Cadê o Carlos Eduardo agora? Hein?

Fernanda Rodrigues disse...

Estou feliz pela notícia. E agradeço bastante por vocês terem vindo conversar aqui no site. Pra falar a verdade, nunca tinha vindo tanta gente aqui! O espaço está sempre aberto para vocês falarem sobre o que quiserem. Caso queiram postar alguma coisa no espaço grande, é só me mandar! :-)

O Carlos Eduardo faz parte do Conselho de Segurança da Lapa, que é diferente do Conselho de Perdizes (antes de eu participar das reuniões pensava que era uma coisa só, mas a Pompeia é dividida em duas partes - eu não sabia). Como circulamos pela região toda, acabamos vivenciando problemas comuns aos dois Conselhos.

Estive com o Carlos Eduardo e com a Cleide na segunda-feira. Conversamos sobre o Palmeiras e chegamos à conclusão que essa discussão toda fez todo mundo pensar. E queria aproveitar pra dizer que o Carlos, a Cleide e mais um monte de gente de Núcleos de Ações Locais estão engajados em projetos super legais, como a gentileza no trânsito, a luta pela limpeza do nosso pedaço, pelo bom atendimento nas delegacias e por mais segurança para todo mundo poder aproveitar tudo o que a região nos oferece.

Para vocês terem uma ideia eles conseguiram que o São Camilo e a Unip ajudassem a reformar a Delegacia. Quando acontece algum problema de iluminação, por exemplo, ao invés da polícia ficar esperando licitações demoradas no escuro, a equipe do São Camilo vem e resolve o problema.

Achei incrível. Não conheço nenhum outro lugar onde aconteça isso. É legal ir a uma reunião uma vez para conhecer tudo o que acontece. Gostei demais. *-*

Unknown disse...

Gostaria de mandar do fundo do coração uma grande risada aos nossos amigos Carlos Eduardo, Maria Antonieta e Ana Sales. Vocês ganharam seus 5 minutos de fama. Agora ouçam as palavras de quem realmente tem autoridade.

http://espnbrasil.terra.com.br/palmeiras/noticia/152651_AUDIO+KASSAB+ENTREGA+A+BELLUZZO+ALVARA+DA+ARENA+PALESTRA

Unknown disse...

É isso ai, Andréia. Esse pessoal demagogo já teve os seus 15 minutos de fama. Agora é hora de comemorar essa nova era para o Palmeiras e para o bairro da Pompéia. Que venha a Arena!!!

João disse...

Já tem máquina no Palestra.

Hahahahahahahaha!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 211 de 211   Recentes› Mais recentes»